A música pode muito bem ser considerada uma das maiores manifestações culturais que acontecem diariamente em Angola. Diretamente associada a esta arte está uma outra: a dança. O povo angolano destacou-se ao longo da história por se expressar naquelas que são as várias e diferentes danças tradicionais do país. Para celebrá-las e compreendê-las melhor chega ao Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal esta quinta-feira, 3 de novembro, o documentário “Para Lá dos Meus Passos”.
Ao todo, são cerca de 72 minutos de pura reprodução daquilo que é uma realidade bastante expressiva em Angola. O documentário foi todo ele inspirado, antecedendo-o, no mais recente espetáculo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola “Isto É Uma Mulher”, que é apresentado igualmente no Seixal no dia 4 de novembro, sexta-feira. Destacamos ainda o facto de esta instituição contar já com cerca de 30 anos de existência e de se tratar hoje de uma companhia que é uma referência da dança cénica angolana no mundo.
Em concreto, a produção “Para Lá dos Meus Passos” desafia sete bailarinos a “viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados”, esclarece a Câmara Municipal do Seixal numa publicação feita no seu site oficial. A autarquia acrescenta ainda que “a maioria deles, provenientes de outras províncias do país, traz consigo memórias e tradições ao se mudar para a movimentada, errática e frenética realidade da capital”.
A participação é gratuita mas pode inscrever-se através do preenchimento de um formulário disponibilizado online pela Câmara Municipal do Seixal. Por isso marque já na agenda: o visionamento do documentário realizado pela conceituada realizadora angolana Kamy Lara está marcado para as 21h30.