Na maioria dos casos, a experiência de ir a um centro comercial é tudo menos relaxante: as luzes artificiais, a confusão no interior das lojas, o barulho, as filas na zona da restauração e as birras dos miúdos na secção de brinquedos são uma constante. No entanto, se estiver a passar pelo 1.º piso do RioSul Shopping pode encontrar um espaço de observação e conforto. Não tenha medo de entrar, a exposição é gratuita e o momento de paz que vai ter também é.
“Seixal ao virar da Esquina — Um Olhar Original” é o nome da mostra fotográfica que vai estar patente até ao final do mês de setembro no espaço da Rio_Arte. Aqui vai encarar novas visões pelos vários olhares da comunidade sobre as paisagens e locais mais icónicos do Seixal.
A iniciativa surgiu a partir de um concurso de fotografia lançado pela Câmara Municipal do Seixal em conjunto com o movimento associativo do concelho. Aqui desenvolveram-se vários projetos e os melhores estão, agora, à vista de todos.
Antes ou depois das compras vai poder viajar pelas baías, largos, ruas e jardins do Seixal. Mas não de uma forma genérica, como a fotografia é arte e perspetiva, aqui é focado o raro, o singular e aquilo que nos causa estranheza em paisagens familiares.
O espaço artístico está aberto durante o horário de funcionamento do shopping, de domingo a quinta-feira das 8 às 23 horas e de sexta-feira a sábado das 8 horas à meia-noite. Pode visitar este espaço até dia 30 de setembro, analisar todas as fotografias e, quem sabe, encontrar alguém que partilhe a sua visão.
Se prefere desenho, não se preocupe, ainda no RioSul Shopping, também no 1.º piso, existe uma exposição com o mesmo objetivo: fugir da confusão. Esta é da autoria de Ana Gil, uma ilustradora de Vale de Milhaços que não pára de traçar com as cores com que interpreta o mundo.