cultura

Está a chegar uma nova exposição de artes plásticas na Galeria Augusto Cabrita

O evento reúne uma seleção de obras de 28 artistas e pode ser visitada até ao dia 27 de novembro.
A entrada é livre.

A arte e os profissionais que dependiam dela foram um dos setores mais afetados pela pandemia. Com o País a meio gás, centenas de artistas, sobretudo os locais, viram-se parados, com poucas hipóteses de continuar e, pior do que isso, sem forma de receber pelo seu trabalho.

Para dar a volta ao assunto e continuar a promover o desenvolvimento artístico do Seixal, a ARTES – Associação Cultural do Seixal e a Câmara Municipal do Seixal juntaram-se uma vez mais para preparar a “Artes 2021 – Exposição Coletiva de Artes Plásticas”. O evento, que pode — e deve — ser visitado por todos os seixalenses, tem inauguração marcada para esta sexta-feira, 22 de outubro, às 19 horas, na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, no Fórum Cultural do Seixal.

Este ano, à semelhança dos anteriores, a exposição vai reunir 28 artistas, principalmente locais, que pretendem dar uma nova vida à Galeria Augusto Cabrita com as suas obras. Amélia Diogo, Ana Maria Godinho, Ana Silva, António Vaz, Bela Mestre, Carlos Pé-Leve, Domingos Nogueira, Eduardo Palaio, Fátima Ramos, Francisco Vaz, Ilda Deus (Deusa), Isabel Firme Nunes, Janic, Lisete Emídio, Lúcia Cerejo, Mar, Margarida Gomes, Maria Antonieta Figueiredo, Maria de Jesus Graça, Maria do Carmo (Cabi), Miriam Biencard, Odete Gonçalves, Pedro Espanhol — o vencedor do Prémio Artes 2019 —, Sónia Neves, Suzete Rego (SDR), Teresa Fuschini, Umbelina Ribeiro e Vitalina Santos 

No comunicado de divulgação do evento, Umbelina Ribeiro, presidente da ARTES, explicou que toda a equipa por detrás desta iniciativa continua a acreditar “que a atividade artística contém em si fatores de desenvolvimento pessoal, além do seu carácter lúdico, que caracterizam o estádio de evolução de uma sociedade, o que justifica que eventos como o ‘Artes 2021’ “têm um papel a cumprir no local onde estão integradas”

Também o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, sublinhou a importância desta exposição coletiva para o Seixal, tanto para “aqueles que estão ligados ao mundo das artes”, como para o “público em geral”. Neste sentido, o líder do executivo seixalense fez questão de convidar a visitar e a conhecer “os trabalhos de indiscutível qualidade” que estarão em exposição na Galeria Augusto Cabrita até ao dia 27 de novembro, sábado.

“Esperamos, assim, poder continuar a caminhar no trilho que há muito vimos percorrendo, com os nossos associados, naturalmente, mas também com as autarquias que nos apoiam, nomeadamente a Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Amora, engrandecendo a cultura do nosso concelho e promovendo a elevação artística dos nossos conterrâneos”, rematou ainda em comunicado Umbelina Ribeiro.

Dos miúdos aos mais velhos, todos vão poder entrar na Exposição Coletiva de Artes Plásticas, já que a entrada é gratuita. A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30 e sábado, das 14h30 às 20h30. No caso de estar interessado em saber mais informações, pode ligar para o 210 976 105 ou enviar um email para dc.galerias.municipais@nullcm-seixal.pt.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA