O programa de celebração do centenário do nascimento de José Saramago prossegue com novos eventos no concelho do Seixal. Desde abril, os seixalenses puderam assistir a várias iniciativas na região que celebram a vida (e a obra) de um dos maiores escritores portugueses. Neste mês, outubro, chega um espetáculo de dança inspirado no romance “Ensaio sobre a Cegueira”, publicado pela primeira vez em 1995.
A obra afirmou-se desde logo como uma das mais famosas, juntamente com “Memorial do Convento” e “O Evangelho segundo Jesus Cristo”. Terá sido, também, um dos trabalhos literários que permitiram a José Saramago vencer o Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Este romance conta como a cegueira começou por dizimar um homem, alastrando-se depois por toda a sociedade — como uma epidemia.
Graças ao espetáculo produzido pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, a obra ganha aqui um formato numa nova arte: a dança. Segundo a Câmara Municipal do Seixal, o espetáculo vai girar em torno do comportamento humano em situações de crise e violência.
“Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade elencam a natureza comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é apresentada de forma crua, sem emoção”, pode ler-se numa publicação feita pela autarquia seixalense online.
O espetáculo acontece este sábado, dia 8 de outubro, às 21h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A entrada é livre, mas carece de reserva obrigatória, que poderá ser feita no site oficial da Câmara Municipal do Seixal. Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre a iniciativa pode ainda ser esclarecida através do email bilheteira.cultura@nullcm-seixal.pt ou do contacto 915 635 090, disponível para atendimento de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas.