cultura

Está a chegar ao Seixal o Ciclo de Cinema Liberdade — a entrada é gratuita

A iniciativa ainda está inserida nas celebrações do 25 de Abril no concelho. Vai decorrer de 5 a 7 de maio.
Imagem: Catarina Rodolfo.

O dia 25 de Abril já passou. Porém, as celebrações do 48º. aniversário do Dia da Liberdade continuam no Seixal. No início do mês de maio, do dias 5 a 7, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal recebe o Ciclo de Cinema Liberdade. Durante os três dias, junte a família e os amigos e assista a uma programação cinematográfica muito diferente do habitual. Todas as sessões decorrem a partir das 21h30 e a entrada é gratuita.

No primeiro dia do Ciclo, quinta-feira, dia 5 de maio, estreia no Seixal a produção de animação de 2019 “Andorinhas de Cabul”. O filme, que tem algum drama à mistura, passa-se no verão de 1998 num Afeganistão praticamente todo controlado pelos talibãs. A trama conta a história de dois jovens namorados, Mohsen e Zunaira, que se amam profundamente e que, apesar de toda a violência que presenciam diariamente, acreditam num futuro risonho. Contudo, nem tudo será um mar de rosas sobretudo quando Mohsen toma uma decisão que compromete a vida do casal.

Para sexta-feira, dia 6, o cartaz do Ciclo de Cinema Liberdade aponta três sessões distintas de curtas-metragens. “Deus Não Quis”, de António Ferreira; “Estadistas”, de Vasco Ruivo e “25 de abril — Uma Aventura para a Democracia”, de Edgar Pêra. A primeira curta mencionada é baseada nos versos da canção popular “Lauridinha” enquanto que as duas últimas exploram a temática do 25 de Abril.

No último dia deste mega evento dedicado ao cinema, o Fórum Cultural do Seixal terá em exibição a longa-metragem “Fuga de Pretória”. Produzida em 2020, esta aposta cinematográfica retrata a incrível história de dois homens brancos sul-africanos que foram presos depois de terem sido acusados de terrorismo. A acusação aconteceu devido ao seu envolvimento em operações secretas como o Apartheid.

É importante que garanta o seu lugar através do preenchimento de um formulário online, disponível no site da Câmara Municipal do Seixal. A par disto, todas as informações sobre o Ciclo de Cinema Liberdade podem ser pedidas através do email bilheteira.cultura@nullcm-seixal.pt ou do número de telemóvel 915 635 090. Pode ligar de segunda a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA