Ao longo deste ano, José Saramago foi homenageado no concelho do Seixal a propósito do centenário do seu nascimento. Exposições, mostras, leituras, espetáculos de dança, iniciativas ligadas à gastronomia e até passeios de barco: o Seixal fez questão de dar palco à vida e obra desta figura incontornável do nosso País. Para fechar 2022 em grande, a partir de terça-feira, 6 de dezembro, encontra-se a decorrer mais um mega evento associado a Saramago.
Desta vez, será o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal a promover, ao longo de todo o mês de dezembro, um ciclo de cinema. Chama-se “Saramago em Fundo Branco” e consiste na exibição de um conjunto de vários filmes inspirados na obra literária do autor. Assim como as restantes iniciativas mencionadas acima, esta surge igualmente integrada nas comemorações do centenário do nascimento do escritor.
Semelhante à maioria dos eventos dinamizados com regularidade nos equipamentos do Seixal, a entrada é gratuita. Apesar disso, os interessados devem fazer uma reserva prévia através do preenchimento de um formulário online disponibilizado no site da Câmara Municipal.
Conheça a programação pensada para este ciclo de cinema.
Programa do evento “Saramago em Fundo Branco”
Terça-feira, 6 de dezembro
21h30 — “Embargo“, de António Ferreira.
Quarta-feira, 7 de dezembro
21h30 — “O Ano da Morte de Ricardo Reis“, de João Botelho.
Quinta-feira, 8 de dezembro
21h30 — “O Homem Duplicado“, de Denis Villeneuve.
Quarta-feira, 14 de dezembro
21h30 — “A Jangada de Pedra“, de George Sluizer.
Quinta-feira, 15 de dezembro
21h30 — “Ensaio sobre a Cegueira“, de Fernando Meirelles.
Quinta-feira, 21 de dezembro
21h30 — “José e Pilar“, de Miguel Gonçalves Mendes.