Com o objetivo de continuar a garantir que o teatro português permanece num lugar de honra na vida cultural do nosso País, e, nomeadamente, da Margem Sul, eis que regressa já nesta sexta-feira, 11 de novembro, o Festival de Teatro do Seixal. Esta será a 39.ª edição deste mega evento em território seixalense. Será a oportunidade perfeita para reunir a família e os amigos para uma ou várias idas ao teatro. O festival estará a decorrer até sábado, dia 3 de dezembro.
Ao todo, são cerca de quatro semanas em que esta forma de arte se impõe no concelho do Seixal. Tal como em 2021, o projeto cultural acontece de forma descentralizada, fazendo com que todas as freguesias disponham dos seus equipamentos para dar palco aos vários atores que estão por esta altura no Seixal. Entre eles estão o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, o Cinema São Vicente e o Auditório Municipal do Miratejo.
Além disso, cedem também os seus espaços algumas coletividades do concelho, como é o caso do Ginásio Clube de Corroios, o Clube Recreativo da Cruz de Pau, a Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, a Associação de Moradores dos Redondos, a Sociedade Musical 5 de Outubro e a Sociedade Filarmónica Operária Amorense.
“Em 2022, o Festival de Teatro do Seixal conta mais uma vez com a participação de companhias locais e de todo o País, bem como continua a aliar a apresentação da melhor arte dramática para diferentes idades à reflexão sobre temas e questões atuais, a democracia, a liberdade e a igualdade, mas também a saúde mental e emocional”, afirma a Câmara Municipal do Seixal numa publicação feita no seu site online.
O Festival de Teatro do Seixal arranca com a peça “A Maluquinha de Arroios”, do Teatro da Terra, do Seixal. Recebe a encenação de Maria João Luís naquele que é o seu regresso à comédia, através da representação de uma das peças mais bem-sucedidas de André Brun. Já a produção “Os Filhos do Mal”, que corresponde a uma coprodução Hotel Europa e São Luiz Teatro Municipal, encerra, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, no dia 3 de dezembro esta 39.ª edição.
Saiba ainda que, além da programação teatral prevista, estão planeadas uma série de atividades complementares. Estarão a acontecer nas escolas básicas e secundárias de todo o concelho do Seixal. Haverá ainda, no último dia do festival, um workshop de expressão dramáticas, o único momento deste festival a ter um custo associado — sim, leu bem.
Para assistir a todas as peças de teatro que vão estar a acontecer em território seixalense não terá de pagar nada, uma vez que são de entrada livre. Deve, no entanto, de garantir a sua entrada no espetáculo que assim desejar através do preenchimento de um formulário online.
Fique a par de toda a programação desta 39.ª edição do Festival de Teatro do Seixal — terá acesso aos links que garantem a sua inscrição em cada uma das peças.
Sexta-feira, 11 de novembro
21h30 — “A Maluquinha de Arroios”, por Teatro da Terra, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Entradas formalizadas online.
Sábado, 12 de novembro
21h30 — “Magdalena”, por Teatro Bravo, no Cinema S. Vicente. Entradas formalizadas online.
Domingo, 13 de novembro
16 horas — “Todas as Coisas Extraordinárias”, por Mente de Cão, no Ginásio Clube de Corroios. Entradas formalizadas online.
Sábado, 19 de novembro
16 horas — Apresentação da revista “Women on Scene — Mulheres no teatro e na performance, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
21h30 — “A Serpente e a Pítia”, por O Grito, no Clube Recreativo da Cruz de Pau. Entradas formalizadas online.
Domingo, 20 de novembro
16 horas — “Ciclo Antiprincesas: Carolina Beatriz Ângelo”, no Auditório Municipal de Miratejo. Entradas formalizadas online.
Segunda-feira, 21 de novembro
“Ciclo Antiprincesas”, a decorrer nas escolas básicas do 1º ciclo.
Terça-feira, 22 de novembro
“Ciclo Antiprincesas”, a decorrer nas escolas básicas do 1º ciclo.
Quarta-feira, 23 de novembro
“Todas as Coisas Extraordinárias”, a decorrer nas escolas secundárias do concelho do Seixal.
Sexta-feira, 25 de novembro
21h30 — “Se eu fosse Nina”, de Rita Calçada Bastos, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Entradas formalizas online.
Sábado, 26 de novembro
Das 15 às 18 horas — Workshop de expressão dramática, por Anabela Neves, d’O Grito, no Cinema São Vicente. Inscrições disponíveis brevemente. Tem o custo de 6€.
21h30 — “RUBIK”, da companhia Animateatro, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Entradas formalizadas online.
Domingo, 27 de novembro
16 horas — “Ciclo Antiprincesas: Frida Kahlo”, na Associação de Moradores dos Redondos. Entradas formalizadas online.
Quarta-feira, 30 de novembro
“Todas as Coisas Extraordinárias”, a decorrer nas escolas secundárias do concelho do Seixal.
Quinta-feira, 1 de dezembro
16 horas — “O Sorteio do Presidente”, por Pé de Palco, na Sociedade Musical 5 de Outubro. Entradas formalizadas online.
Sexta-feira, 2 de dezembro
21h30 — “Maratona de Manifestos”, por Os Possessos, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense. Entradas formalizadas online.
Sábado, 3 de dezembro
Das 15 às 18 horas — Workshop de expressão dramática, por Anabela Neves, d’O Grito, no Cinema São Vicente. Inscrições disponíveis brevemente. Tem o custo de 6€.
21h30 — “Os Filhos do Mal”, numa coprodução Hotel Europa e São Luiz Teatro Municipal, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Entradas formalizadas online.