cultura

Dino D’Santiago é a última confirmação das Festas de Corroios

Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino, espera que mais de um milhão de pessoas visitem o evento.
O concerto é gratuito.

Todos estavam ansiosos por saber quem era o artista que ia subir ao Palco Paredes no dia 31 de agosto nas Festas de Corroios, afinal era a última confirmação que faltava anunciar e havia muita especulação. A espera acabou e o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Hugo Constantino, anunciou esta segunda-feira, 22 de julho, quem é o músico que falta no cartaz.

Dino D’Santiago é o nome que vai ocupar o lugar que estava em falta na edição 2024 das Festas de Corroios. O concerto é gratuito. Filho de pais cabo-verdianos, cedo se envolveu nos movimentos de música urbana globalizada, fundindo os universos do soul, hip-hop com o Batuku e Funaná.

Em 2019, na primeira edição dos Prémios Play, foi distinguido nas categorias de Melhor Artista Solo, Melhor Álbum e Crítica, com o álbum Mundu Nôbu. Um novo capítulo da jornada musical de Dino d’Santiago chega em 2020 com Kriola’, álbum muito aclamado pela crítica internacional.

É depois distinguido com um MTV EMA na categoria de Best Portuguese Act e, em Portugal, é novamente reconhecido com três prémios Play Vodafone com melhor álbum, melhor canção e melhor artista masculino.

O músico, conhecido também por ser um ativista pelas causas sociais, afirma-se cada vez mais como um dos principais protagonistas da música contemporânea feita em português. Sempre pela igualdade e diálogo cultural entre os povos de língua portuguesa.

Depois de uma tour pelos palcos a solo, volta em 2024 acompanhado por banda. Está assim fechado o cartaz desta edição. “Contamos com a presença, em Corroios, de mais de um milhão de visitantes entre os dias 23 de agosto a 1 de setembro. Será, sem dúvida, uma festa com muita animação, música, gastronomia, cultura, exposições e diversão para toda a família”, diz Hugo Constantino à New in Seixal.

Apesar desta novidade, o grande destaque para esta edição vai para o regresso dos irmãos Calema. Porém, desta vez, o concerto não será gratuito, já que irão atuar no dia do título de solidariedade, 30 de agosto, com o preço de 7,50€ por bilhete.

Os restantes nomes do cartaz vão dar concertos gratuitos e qualquer um pode aproveitá-los ao máximo. Começamos no dia 23 de agosto com o concerto de Carlão, que sucede a atuação dos vencedores do festival de Música Moderna de Corroios.

No dia seguinte, será a vez de o festival de Folclore de Corroios, que já vai na sua 38.ª edição. No dia 25 de agosto, o concerto é a dobrar com a presença de Irma e Carolina Deslandes, no Parque Urbano da Quinta da Marialva. Herman José irá tomar conta do palco no dia 26 e, no dia seguinte, a fadista Sara Correia. D.A.M.A serão os responsáveis por garantir um super concerto no dia 28 de agosto.

Bizzara Locomotiva e Tara Perdida vão subir ao palco no dia 29 de agosto, sendo que dia 30 será o momento dos irmãos Calema, com a atuação, também, dos Pearl Band, um grupo de tributo aos Pearl Jam. O artista do dia 31 ainda não foi anunciado. A festa termina com um concerto de Sérgio Godinho.

Entre os dias 23 de agosto e 1 de setembro, todos os caminhos vão dar a Corroios. Esta 47.ª edição vai contar com muitas propostas culturais, música, gastronomia, artesanato, exposições, bailes populares, danças e espetáculos de folclore. Como é habitual, a entrada é livre.

Quem vier de Setúbal, Lisboa ou de outras zonas do País, pode utilizar o metro de superfície e os transportes da Fertagus para chegar ao recinto da festa. Se for como no ano passado, poderá aproveitar o protocolo que a Junta de Freguesia de Corroios estabeleceu com a Fertagus, que permite a utilização do parque de estacionamento por 1,50€ no período das festas.

O estacionamento fica mesmo ao lado do recinto e tem capacidade para cerca de 1000 lugares. Os eventos vão decorrer durante as festas populares e, claro, as iniciativas gastronómicas, como o Festival do Marisco, que se estreou o ano passado.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA