Todos os miúdos têm um sonho que não pode ser realizado a partir da escola. Apesar de as instituições de ensino nos fornecerem as bases de formação, existem várias artes e matérias que acabam por ser excluídas. Uma delas é a dança e tudo o que gira à volta da cultura urbana.
Porém, isso não significa que não possam perseguir os seus desejos. Um dos espaços que pode ajudá-lo com esta tarefa é a Via Urbana, uma associação do Seixal que se dedica a ensinar e dar formação nas mais diversas áreas de música e hip-hop.
Se os seus filhos estão ansiosos por começar a aprender uns passos ou iniciar a criação de uma música, está no sítio certo, já que a Via Urbana vai começar o novo ano letivo de 2024/2025 este mês de setembro. As atividades arrancam no dia 16 de setembro, segunda-feira, com hip-hop, a partir dos seis anos, rap e beatmaking, a partir dos 14, e até aulas de piano. Ao longo do mês serão lecionadas várias aulas gratuitas para garantir que os miúdos têm a certeza daquilo que estão a perseguir.
Além disso, os mais novos podem candidatar-se a uma bolsa gratuita. Para poderem integrar a iniciativa, os jovens devem residir ou estudar no concelho do Seixal e provarem que pertencem a um grupo de risco social, económico ou educacional. A Via Urbana quer ajudar e participar ativamente na formação dos jovens mais desfavorecidos.
“O objetivo é dar a possibilidade à camada mais jovem do nosso concelho de ter formação em dança hip-hop, fazerem-se sentir parte de um grupo e de uma cultura inclusiva. A dança é uma mais-valia para o desenvolvimento dos jovens e, além de ser uma prática desportiva, desenvolve a parte criativa, memória, comunicação e relações interpessoais”, conta o grupo à New in Seixal.
As inscrições são feitas através do site da Via Urbana. Após formalizar essa inscrição, os interessados devem enviar um vídeo com o nome de candidato, uma pequena apresentação e dança (mínimo de 1 minuto e máximo de 2 minutos e 30 segundos) para o email a.viaurbana@nullgmail.com ou para o Instagram. Será necessário, também, estar presente na aula de apresentação na Via Urbana no dia 16 de setembro.