cultura

CNN Portugal: os programas e rostos que vai poder ver no novo canal informativo

Foi lançado na noite desta segunda-feira e substituiu a TVI24. Judite de Sousa e Júlio Magalhães apresentam o principal jornal.
Judite de Sousa apresenta o “Jornal da CNN”.

A CNN Portugal foi para o ar às 21 horas desta segunda-feira, 22 de novembro, substituindo a TVI24. A emissão arrancou com o “Jornal da CNN”, o principal do novo canal informativo, que foi apresentado por Judite de Sousa.

Nuno Santos é o diretor da estação, sendo que Pedro Santos Guerreiro e Frederico Roque de Pinho são, respetivamente, os diretores executivos responsáveis pelo digital e pelo canal de televisão. A CNN vai ter uma forte aposta no site e nas redes sociais.

De segunda a sexta-feira, o primeiro programa vai ser “CNN Novo Dia”. Vai ser emitido a partir de Lisboa (com Isaura Quevedo e André Neto de Oliveira) e do Porto (com Diana Bouça-Nova). Arranca pelas 6h30 e só termina às 10 horas.

Entre as 10 horas e o meio-dia, Ana Guedes Rodrigues é a pivô responsável por “CNN Hoje”. Conta com diretos de repórteres e convidados que completem a cobertura dos principais temas da atualidade.

O formato seguinte, “CNN Meio Dia”, prolonga-se até às 15 horas. O primeiro “espaço de grande informação do dia” será apresentado por Cátia Nobre e José Carlos Araújo. Terá espaços de comentário e de interação com os espectadores.

De seguida, e até às 18 horas, é a vez de “Agora CNN”. Rita Rodrigues e Pedro Bello Moraes vão apresentar este formato que vai incluir análise em estúdio e diretos a partir de diversos locais do País. 

O “CNN Fim de Tarde” vai ficar a cargo de João Póvoa Marinheiro. Será um dos blocos informativos com mais comentário — dura entre as 18 e as 21 horas. Desta forma, o principal jornal da noite da CNN não vai coincidir com os da concorrência (nem com o da TVI, o canal generalista da Media Capital).

Júlio Magalhães e Judite de Sousa vão apresentar, de forma alternada, o “Jornal da CNN” entre as 21 e as 22 horas. A partir deste horário, e até à meia-noite, o “CNN Prime Time” vai ser dirigido por Paulo Magalhães e Ana Sofia Cardoso. O debate vai estar muito presente neste formato noturno — que inclui ainda a rubrica “Crossfire”, que consiste num confronto de ideias em direto.

A programação encerra com “CNN Meia Noite”, que faz um resumo dos temas que marcaram o dia. Cláudio Carvalho vai apresentar o formato e vai destacar as principais notícias da imprensa nacional e internacional para o dia seguinte.

Ao fim de semana, os formatos vão alterar-se e terão novos pivôs. Aos sábados e domingos de manhã, das 6h30 às 10 horas, José Gabriel Quaresma irá apresentar a emissão. Entre as 14 e as 16 horas, Francisco David Ferreira é o pivô que estará em direto. Das 19 horas às 20h30, André Carvalho Ramos e Sara de Melo Rocha ficam a cargo da emissão.

A partir das 21, e até às 23 horas, Cristina Reyna assume a condução dos noticiários. A dupla de André Carvalho Ramos e Sara de Melo Rocha regressa para o “CNN Meia Noite” de fim de semana, entre a meia-noite e até à 1h30.

O painel de pivôs especialistas em desporto do canal é composto por Catarina Cardoso, Paulo Pereira, Henrique Mateus, Joaquim Sousa Martins e Andreia Palmeirim. O desporto terá uma “presença transversal” na grelha da CNN. Às segundas-feiras à noite, Rui Santos entra em campo para o seu formato semanal.

Aos sábados, das 11 às 13 horas, Pedro Benevides vai apresentar “Fontes Bem Informadas”. O formato promete analisar a atualidade “a partir do ponto de vida dos media”. Vai demonstrar “como foram feitas as notícias que marcaram a semana, as histórias por detrás das reportagens, a forma como o jornalismo influencia a realidade e é influenciado por ela”, com a presença de convidados de outros órgãos de comunicação social.

Há um conjunto de programas internacionais da CNN que vão ocupar a grelha do canal informativo em Portugal. “Business Traveller”, “Vital Signs” e “Quest’s World of Wonder” são algumas das produções internacionais que vai poder ver.

Entre os comentadores regulares da estação da televisão encontram-se nomes como Adalberto Campos Fernandes, Ana Pedrosa-Augusto, António Costa, António Lobo Xavier, Helena Matos, Bernardino Soares, Francisco Seixas da Costa, Helena Ferro de Gouveia, José Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite, Miguel Pinheiro, Mafalda Anjos, Sebastião Bugalho, Rui Santos, Maria João Avillez e Sérgio Sousa Pinto.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA