cultura

Club Makumba vai encher o Fórum Cultural do Seixal de música tribalista

Banda vai animar o espaço que assinalou 30 anos de existência no passado dia 26 de novembro.
Vai sentir o ritmo.

Quando chegam os dias frios e chuvosos, só nos apetece ficar em casa enrolados numa manta a ver séries. No entanto, também é sempre possível arranjar programas alternativos em espaços fechados, sendo que no Seixal não faltam opções. Uma das sugestões é o concerto do Club Makumba.

Esta banda, que nasceu da união entre o guitarrista Tó Trips, João Doce na bateria, Gonçalo Prazeres no saxofone e Gonçalo Leonardo no baixo e contrabaixo, vem dar ao Fórum Cultural do Seixal, no dia 2 de dezembro, um exercício musical livre, espontâneo, experimental e tribalista. O coletivo abre a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, onde a música é uma bandeira de resistência hasteada em costas mediterrânicas, livre de qualquer preconceito, fronteira geográfica ou estilística.

Um estreito de influências numa fusão de cartografias rock, guitarras das costas do sul, ritmos quentes do norte de África, varridos por espíritos que vagueiam no ar e nas dunas do jazz, melodias e afinações antigas, que chegam até nós em tempestades de poeira elétrica. Em palco, vivem de uma energia gloriosa e contagiante, capaz de exorcizar todos os problemas e fantasmas.

Os bilhetes custam 6€, mas há um desconto de 50 por cento para munícipes, jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal. Neste caso, o preço é de 3€. Por este valor não pode mesmo perder este grupo emergente com um estilo multicultural incrível.

Este concerto do Club Makumba surge na sequência do 30.º aniversário do Fórum Cultural do Seixal no passado dia 26 de novembro. Com cerca de 350 lugares, o cariz intimista e a acústica do auditório continuam a receber elogios de artistas locais, nacionais e estrangeiros, que têm reconhecido o privilégio de pisar o palco. Um facto referido pelos músicos que fizeram o êxito de edições sucessivas do SeixalJazz, por grupos de teatro e dança, entre outros.

Em 2022, o Club Makumba, depois de muita estrada de norte a sul do País, a internacionalização com a “Opening Ceremony”, da WOMEX 2022 e o Festival BOREAL, em Tenerife, em 2023, resultará em novos singles, o longa duração sucessor do álbum homónimo de estreia e ainda a presença já confirmada no festival EUROSONIC 2023.

No concerto pode esperar ouvir os temas “Crazy Lizard”, “Migratória” e “Med Swing”. Até lá, carregue na nossa galeria e conheça as pizzas da Bravi Ragazzi que vão aquecer e conquistar qualquer coração.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA