cultura

“Clarinete.pt”: O livro de um músico seixalense que quer mudar a sua vida

O evento vai decorrer na Biblioteca Municipal do Seixal às 21h30. A entrada é livre.
Nuno Silva a tocar clarinete.

O seixalense Nuno Silva estudou na Sociedade Filarmónica União Arrentelense e foi membro da banda durante vários anos. Atualmente, é o solista principal da Orquestra Metropolitana de Lisboa e, em simultâneo, é professor na Academia Nacional Superior de Orquestra. Na lista de conquistas de Nuno Silva está também o facto de ter sido membro fundador do Quarteto de Clarinetes de Lisboa, que celebrou 30 anos de atividade em 2018.

A forma como ensina música é o que marca a diferença em Nuno Silva. Foi por isso mesmo que publicou este livro. A apresentação da obra está marcada para esta sexta-feira, dia 17 de setembro, pelas 21h30 na Biblioteca Municipal do Seixal. 

É no seguimento de uma vasta experiência no mundo da música que surge o livro “Clarinete.pt”. Esta é a primeira obra do músico e baseia-se na junção da tese de doutoramento de Nuno com conceitos, técnicas de trabalho e propostas de exercícios que foi adquirindo ao longo da carreira que já leva 30 anos. 

O título da obra está relacionado com a explicação detalhada, presente no livro, de como se toca clarinete. O objetivo é ensinar ao público um pouco sobre o controlo da embocadura, a emissão do som, a técnica, a afinação, as palhetas, a organização do estudo e outros assuntos ligados à prática clarinetistica.

O evento desta sexta-feira é de entrada livre, mas a lotação é limitada ao espaço, mantendo-se a regra do distanciamento físico. 

Recorde-se que em 2003, a Câmara Municipal do Seixal atribuiu-lhe a medalha de mérito cultural. Ao longo dos anos, enquanto professor, tem orientado masterclasses por todo o mundo, particularmente em Espanha, Bélgica, Brasil, Estados Unidos, China, Austrália e Suíça.

 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA