cultura

Cinema São Vicente recebe espetáculo que alerta para as doenças mentais

"Alecrim, por causa de ti choram os meus olhos" é apresentado pelo Grupo 9 meses este sábado. Os bilhetes já estão à venda.
Está marcado para as 21 horas.

Em maio de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já tinha alertado para o impacto que a pandemia estava a ter na saúde mental da população mundial. Com os confinamentos obrigatórios e a grande maioria das pessoas isoladas nas suas casas, havia grandes probabilidades de existir um aumento no número de transtornos associados às doenças mentais.

Assim como a OMS, também outros projetos quiseram alertaram a população para certos distúrbios que se acentuaram com a chegada do novo coronavírus. Um deles — o Grupo 9 meses — arrancou com um novo trabalho, iniciado ainda no período pré-pandemia, que trata exatamente o tema da saúde mental. Chama-se, a relembrar a letra da música tradicional portuguesa, “Alecrim, por causa de ti choram os meus olhos”.

Num post divulgado na página do Instagram, o Grupo 9 meses explicou que “a pandemia apurou todo o processo de construção do espetáculo, porque forneceu um conjunto de estímulos que se tornaram ricos para o desenvolvimento das expressões e sentimentos”, relembrando ainda que vivemos atualmente “numa sociedade em que a depressão, a ansiedade e o stress têm uma grande presença na vida de todos”.

O espetáculo começa às 21 horas e está marcado para este sábado, dia 18 de dezembro, no Cinema São Vicente na Aldeia de Paio Pires. Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser comprados através do email bilheteira.cultura@nullcm-seixal.pt ou do número de telemóvel 915 635 090. Custam 5€.

Tendo em conta o agravamento da situação pandémica e as novas medidas, que entraram em vigor a 1 de dezembro é necessária a apresentação do Certificado Digital ou de um comprovativo de vacinação ou de realização laboratorial de teste com resultado negativo. É ainda obrigatório o uso de máscara e a higienização das mãos à entrada do espaço.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA