cultura

Boas notícias: a autarquia já está a preparar a programação do Seixal Cultural

Já sabemos que maio vai ser um mês em grande no concelho do Seixal com várias atividades culturais em todas as freguesias.
Aqui está uma estratégia para impulsionar a cultura do município do Seixal.

Os preparativos para a iniciativa Seixal Cultural 2022 arrancaram na passada quarta-feira, dia 12 de janeiro, em Amora. Segundo um novo comunicado partilhado no site da Junta de Freguesia de Amora, as entidades responsáveis pela organização do evento reuniram-se para começar a orientar as primeiras ideias sobre tudo o que vai acontecer no concelho do Seixal em maio.

Ao que tudo indica, o principal objetivo deste Seixal Cultural passa por trazer uma nova vida ao setor da cultura na região. Por isso, durante o mês de maio, estão a ser preparadas várias atividades culturais a pensar nos seixalenses (e não só). Contudo, quanto à programação propriamente dita, ainda pouco se sabe.

Segundo o que foi explicado na nota de imprensa, aos vários agentes culturais do município, como a Animateatro, Teatro Fusão, Via Urbana, SFOA, Associação ARTES e CCD Paivas, foi lançado o desafio de criaram um cartaz que, por um lado, vá ao encontro das restrições que a pandemia ainda obriga, e, por outro, ajude a divulgar o que de melhor se está a produzir na região a nível cultural em áreas como teatro, dança, música, pintura, escultura, entre outras.

Sobre esta questão, Manuel Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Amora, que também esteve presente na reunião, fez questão de salientar no mesmo documento público que este terá sido um “encontro importante para reativar ligações e encontros que ajudam a dinamizar as coletividades e as suas facetas culturais”.

O autarca amorense aproveitou também para relembrar o facto de as coletividades da freguesia de Amora terem “uma forte e enraizada oferta e atividades culturais”, de onde saem “vários talentos que hoje em dia dão cartas no mundo da música, teatro, cinema, pintura, escultura e dança”.

Recorde-se que com a pandemia a cultura foi um dos setores mais afetados no nosso País. Por exemplo, segundo dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística em dezembro de 2021, o número de sessões de espetáculos ao vivo em 2020 reduziu em quase 60 por cento. Nesse sentido, para inverter a tendência, o município do Seixal quer marcar a diferença através de iniciativas como o Seixal Cultural.

De seguida, já que o frio está a apertar, carregue na galeria para conhecer seis spots no Seixal onde pode pedir uma bela chávena de chocolate quente.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA