cultura

Biblioteca do Seixal tem atividades de leitura para os miúdos até ao final do mês

A instituição seixalense organiza um programa especial dedicado aos mais novos. A participação é gratuita.
Mais um mês dinâmico para os miúdos no Seixal.

Estimular a leitura nos miúdos é um dos atos estruturantes no desenvolvimento infantil. Sabemos que os pais, enquanto educadores, devem fazê-lo, mas também são várias as instituições que fazem questão de participar no processo. No Seixal, a Biblioteca Municipal vai dinamizar algumas atividades de leitura durante o mês de março pensadas especialmente nos miúdos.

Um dos destaques vai para a Hora do Conto, que acontece de terça a sexta-feira, das 10 horas ao meio-dia. “Eu vou comigo”, de Raquel Díaz Reguera é o livro em destaque na iniciativa para miúdos dos quatro aos 12 anos. “Estaremos dispostos a mudar a nossa maneira de ser para agradar aos outros? Valerá a pena?” é o mote da história narrada na obra da autora espanhola.

A Biblioteca Municipal do Seixal preparou também um atelier — “Gosto de mim porque sim” — que é uma atividade complementar à Hora do Conto. Segundo a nota da autarquia, o evento “é baseado em trabalhos de expressão plástica de elaboração de marcadores de página, a partir da personagem da história”.

No que toca a estas duas iniciativas, as escolas, os infantários ou os grupos que queiram participar devem fazer a sua inscrição prévia. Podem fazê-lo através do email biblioteca.seixal@nullcm-seixal.pt ou do número de telefone 210 976 100. A participação é totalmente gratuita.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, salientou no mesmo comunicado anteriormente referido que “as crianças são seres capazes de compreender e produzir arte sob várias formas, pelo que é importante que estes conceitos fiquem enraizados desde a infância e sejam depois aprofundados durante a adolescência e a vida adulta”.

Para os adultos, no dia 26 de março, sábado, está ainda prevista uma sessão onde vão poder aprender as técnicas para contar histórias. Pode marcar na agenda: o workshop “Aprender a Contar Histórias” vai acontecer dia 26 de março, das 17 às 19 horas. É especialmente destinado a pais, encarregados de educação e educadores. Quanto às inscrições, só podem ser feitas até dia 25 de março, sexta-feira.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das mais recentes novidades que chegaram ao Seixal nos últimos três meses.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA