cultura

“Baile dos Candeeiros” chega ao Seixal em maio

O espetáculo está marcado para o dia 14 de maio, sexta-feira.
Imperdível. Foto: RADAR 360º.

Na época da ditadura, em Portugal, organizar encontros era um ato suspeito e perigoso. Por causa da vigilância da PIDE, tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada.

Originalmente criado na foz do Rio Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros seguia esta dinâmica. Basicamente, os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial e pretendiam despedir-se das suas famílias e amigos marcavam este encontro especial. Ao som de música de baile celebravam a despedida do País na esperança de um regresso rápido.

Inspirada nesta tradição, a companhia RADAR 360º criou o espetáculo “Baile dos Candeeiros”, que explora o conceito de instalação e associa a composição coreográfica de movimento dos corpos no espaço à luz como cenário visual vivo.

O evento vai passar pelo núcleo histórico do Seixal no dia 14 de maio, sexta-feira. A entrada é livre, mas é obrigatório reservar o ingresso através do email bilheteira.cultura@nullcm-seixal.pt ou do número 915 635 090. 

A companhia RADAR 360º é uma estrutura cultural portuguesa de carácter profissional fundada em 2005 por um coletivo de artistas multidisciplinar. Desde a sua origem que a direção artística é da autoria de António Franco de Oliveira e Julieta da Rocha Rodrigues.

Em 2012, a companhia obteve o título de “Melhor Espetáculo de Rua”, com a performance “O Baile dos Candeeiros”, na Feira de Teatro de Castilla y León, que decorreu na Ciudad Rodrigo, Espanha.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA