cultura

Até ao final do mês há vários eventos para descobrir o património do Seixal

Há concertos, atuações e visitas a exposições gratuitas a não perder nos próximos dias.
Vai poder conhecer o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

Este mês de maio, o concelho do Seixal não vai parar um minuto. Com o Seixal Cultural a decorrer e o Festival do Maio prestes a arrancar, ainda sobra tempo para o Maio Património: um conjunto de iniciativas em diversos espaços museológicos do concelho que, este ano, se prolonga até ao dia 31 de maio, terça-feira.

Nesta edição, o Maio Património celebra o 40.º aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal assim como o Dia Internacional dos Museus, que em 2022 coloca os museus do mundo a refletir sobre a temática “O Poder dos Museus”. Ambas as datas coincidem no dia 18 de maio, quarta-feira, e, por isso, espera-se muita festa a acontecer em todo o concelho.

Haverá concertos, atuações, visitas a exposições e algumas participações de convidados e entidades do Seixal, como é o caso dos alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, o duo de flauta e percussão, que junta no palco Mariana Coelho e Tiago Ramos e o grupo musical da Escola Secundária de Amora.

“A iniciativa é dirigida ao público adulto e juvenil, a famílias e crianças e dá a conhecer o património da Igreja Paroquial de Arrentela, o Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal, o Moinho de Maré de Corroios, a Fábrica da Pólvora de Vale de Milhaços, a Olaria Romana da Quinta do Rouxinol, a Fábrica Mundet e o núcleo histórico de Amora”, explica a Câmara Municipal do Seixal numa divulgação feita online.

Conheça, de seguida, o programa completo — embora também esteja disponível no site da autarquia — para saber o que vai estar a acontecer nos próximos dias no Seixal. Mas atenção: algumas atividades exigem inscrição prévia. Nesses casos, deverá garantir a sua presença através do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt ou ligando diretamente para o número de telefone 210 976 112.

14 de maio, sábado

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, “A Imagem nos Livros: as Vinhetas e a Tipografia Chinesa” no Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

15 às 18 horas — Visita à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços com atuação da Orquestra Tocá Rufar e apresentação do funcionamento do sistema de energia a vapor conservado in situ. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

15 de maio, domingo

10h30 às 12 horas — Visita temática Quinta do Rouxinol: Uma Olaria Romana a Descobrir. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, “A Imagem nos Livros: as Vinhetas e a Tipografia Chinesa” no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

17 horas — Inauguração da exposição Mundet: Arqueologia da Memória de Ticiano Rottenstein na Mundet — Edifício 46 — Oficina de Champanhe Aglomerado. Entrada livre.

18 de maio, quarta-feira

16h30 às 17h30 — Concerto de celebração do Dia Internacional dos Museus e do 40.º Aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal e atuação de alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional, duo de flauta e percussão, com Mariana Coelho e Tiago Ramos e Grupo Musical da Escola Secundária de Amora. As iniciativas acontecem na Mundet e no Parque Urbano do Seixal.

17h30 às 18 horas — “Parabéns ao Ecomuseu!” com bolo de aniversário de cortiça executado por alunos de 4.º ano da Escola Básica Nun’Álvares. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia. Visita à exposição Mundet: arqueologia da memória de Ticiano Rottenstein na Mundet — Edifício 46 — Oficina de Champanhe Aglomerado e visita guiada pelo artista e pelo Ecomuseu Municipal do Seixal. A entrada é livre, mas dirigida a familiares e amigos dos alunos do conservatório, turmas de 4.º ano da Escola Básica Nun’Álvares e grupo de alunos da Escola Secundária de Amora, comunidade local e equipa do Ecomuseu Municipal do Seixal.  

18 às 19 horas — Visita à exposição Mundet: arqueologia da memória de Ticiano Rottenstein na Mundet — Edifício 46 — Oficina de Champanhe Aglomerado e visita guiada pelo artista e pelo Ecomuseu Municipal do Seixal. A entrada é livre, mas dirigida a familiares e amigos dos alunos do Polo do Seixal da Escola de Música do Conservatório Nacional.

21 de maio, sábado

9h30 às 12 horas — Passeio interpretativo na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

17 horas às 17h30 — Exposição Mundet: Arqueologia da Memória de Ticiano Rottenstein e visita guiada pelo artista e pelo Ecomuseu Municipal do Seixal. A entrada é livre, mas destinada a participantes na aula de ioga.

17h30 às 18h30 — Aulas abertas de ioga no Ecomuseu. A participação é gratuita.

21 de maio, sábado

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, Os Caracteres Móveis — a Invenção e os Antecedentes no Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

22 de maio, domingo

10 às 13 horas — Primavera: Observando Contrastes, “O Rigor nos Telhados do Seixal e as Linhas Suaves nas Flores Silvestres de Primavera”. Ateliê de desenho com Manuela Rosa. As atividades acontecem na Mundet e no Parque Urbano do Seixal. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, Os Caracteres Móveis — a Invenção e os Antecedentes no Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

28 de maio, sábado

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, A Impressão e a Edição no Espaço Memória — Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

29 de maio, domingo

10h30 e 15 horas — Ciclo Gutenberg no Seixal, A Impressão e a Edição no Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal. A participação é gratuita.

14h30 às 16 horas — Visita temática A Pé pelo Núcleo Histórico de Amora. Participação gratuita, mas requer inscrição prévia.

15 horas — Apresentação pública da edição “Núcleo da Mundet do Seixal. Perspetivar um património industrial corticeiro com vista ao futuro” na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA