cultura

Até ao fim do ano pode ver uma exposição no Seixal que homenageia Saramago

No mesmo evento são igualmente homenageados os antigos trabalhadores da fábrica da Mundet.
"Levantado do Chão" é a obra em destaque.

2022 marca o ano em que é celebrado o centenário de um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos: José Saramago. De forma a fazer parte das comemorações, o Município do Seixal juntou-se à Fundação José Saramago e criou um Programa Comemorativo do Centenário de José Saramago.

Desta forma, é já desde abril que o concelho está a prestar consecutivas homenagens, através de mostras bibliográficas, leituras de obras do autor e exposições. Desde o dia 2 de julho, sábado, que está a decorrer mais uma pequena iniciativa, desta vez em forma de exposição. Recebeu o nome de “Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal.”

O que diferencia, porém, esta exposição das demais é o facto de estar direcionada para prestar homenagem aos trabalhadores da Mundet. Além disso, são colocados em destaque na exposição os sobreiros, a árvore que funcionava como matéria-prima fundamental para a expansão do negócio corticeiro não apenas da fábrica como também de todo o concelho do Seixal.

Ao longo da mostra serão também recordados vários excertos da obra de Saramago, publicada em 1980, “Levantado do Chão”. A mesma retrata o ambiente de miséria rural vivido no País e a luta de um povo e dos seus sacrifícios diários, sobretudo no que tocava ao trabalho. Pode saber tudo o que vai acontecer através do catálogo do evento online.

Até ao dia 31 de dezembro, sábado, poderá visitar o Parque Urbano do Seixal, onde irá encontrar a exposição de que lhe falamos. A participação é gratuita, mas é obrigatório reservar o lugar. A inscrição deve ser feita através do número de telefone 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA