cultura

“As Guardiãs da Carta”: a peça de teatro para ver em família este domingo no Seixal

Está em cena no Cinema São Vicente a partir das 11 horas. A entrada custa 5€ e já pode reservá-la.
Conta um pedaço da história de uma das cidades vizinhas do Seixal.

Este fim de semana, o Cinema São Vicente volta a abrir as suas portas para receber as famílias seixalenses. Graças a uma nova produção da Animateatro, este domingo, 15 de maio, pelas 11 horas, pais e filhos vão poder-se juntar-se para assistir a uma peça de teatro infantojuvenil no Seixal.

Chama-se “As Guardiãs da Carta” e promete envolver os mais novos não apenas na cultura como também na história de uma cidade que se encontra a cerca de 20 quilómetros do território seixalense.

Estão preparados 50 minutos de muita arte e animação no Cinema São Vicente. O espetáculo traz ao Seixal a Companhia de Teatro do Barreiro (ArteViva), o grupo que subirá ao palco para interpretar, através de três atrizes, Carla Carreiro Mendes, Carolina Lobato e Catarina Santana, “As Guardiãs da Carta”. 

Este teatro foi pensado para ter como temática a atribuição da Carta de Vila ao Barreiro como forma de assinalar os 500 anos deste feito. Depois de a Câmara Municipal do Barreiro ter lançado o desafio à ArteViva de criar um espetáculo para os miúdos sobre este momento marcante da história do concelho, em maio do ano passado, já circulava nos palcos da região. A estreia aconteceu no Auditório Municipal Augusto Cabrita.

Cerca de um ano depois, o público poderá conhecer a história d”As Guardiãs da Carta”, mas desta vez no Seixal. “Há 500 anos o rei veio ao Barreiro para lhe conceder uma carta. Uma carta que o tornava vila, que o tornava independente. Estava preso, o Barreiro? Não estava preso, preso, mas a independência é uma coisa muito importante. Com velocidade, força e astúcia, as guardiãs protegem a carta para que o significado de outrora seja preservado através dos tempos”, explicou em comunicado a Animateatro.

O teatro “As Guardiãs da Carta” é destinado a miúdos com mais de seis anos. Os bilhetes custam 5€ e devem ser reservados através do número de telefone 212 254 184 ou do email comunicacaoanimateatro@nullgmail.com, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Para saber mais informações, pode consultar o site e as páginas do Instagram e do Facebook da Animateatro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA