cultura

As fotos da nova (e grande) obra de Vhils que será exposta em Paris

A criação do artista português vai estar na nova estação de metro de Orly, que fará a ligação com o centro da cidade.
O artista português.

Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils é já uma referência mundial em arte urbana. Começou a fazer graffiti ilegal em comboios quando era adolescente e mais tarde desenvolveu o seu próprio estilo artístico, baseado em relevos. O artista tem inaugurado diferentes murais ao longo dos anos e marca sempre pela irreverência. A próxima estará exposta na nova estação de metro de Orly em Paris, a inaugurar em 2024.

“[Nos últimos quatro anos] Trabalhei num enorme mural de azulejos, composto por mais de 11 mil azulejos exclusivamente esculpidos e acabados à mão. A arquitetura da nova estação é da autoria do grande François Tamisier”, anunciou Vhils nas redes sociais.

O lisboeta aproveitou ainda o momento para fazer um convite: “Se estiver em Paris, não deixe de visitar a exposição “Metro! Greater Paris in Motion”, onde poderá ver uma antevisão de uma enorme instalação que estou a criar para a estação do aeroporto de Orly.”

A obra faz parte do projeto Grand Paris Express prevê um investimento de 35 milhões de euros nos transportes públicos da capital francesa, incluindo mais de 200 quilómetros do metro, com quatro novas linhas. A acompanhá-lo estarão vários projetos artísticos.

Uma das novas infraestruturas será a gare de Orly, que estará concluída até 2024, ano em que se realizam os Jogos Olímpicos na cidade.

“Vai ser uma obra dinâmica, imensa. Vai ser uma forma de anamorfose, que no início as pessoas vão ver umas formas muito geométricas e depois vai aparecer uma interpretação da cidade com esses monumentos”, revelou já em 2020, José Manuel Gonçalves, o português que chegou a França com apenas cinco anos e se tem tornado um nome incontornável no mundo das artes no país.

Carregue na galeria para descobrir como vai ficar o projeto.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA