cultura

ARTES 2023 já foi inaugurada e conta com uma coletiva de artes plásticas

Escultura "ROBOT" é uma das peças mais chamativas desta exposição de entrada livre e gratuita.
Um espaço onde reina a arte.

Os amantes de cultura e artes são muito mimados no Seixal, é espetáculo atrás de espetáculo e exposições atrás de exposições, ainda por cima de entrada livre. Como não podia deixar de ser a ARTES 2023, uma coletiva de artes plásticas e quadros pintados com várias técnicas, chegou à Galeria de Exposições Augusto Cabrita no dia 9 de setembro e aqui vai continuar até dia 21 de outubro.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal do Seixal e a ARTES — Associação Cultural do Seixal, vem mostrar um grande conjunto de trabalhos de diversos autores, no entanto existe uma figura que está em destaque. Soldador de profissão, desde sempre manifestou gosto e interesse pela reutilização criativa de ferraduras, ferramentas, peças de automóveis e outros materiais, tendo ganho o Prémio ARTES 2022. Esta edição, João Bento é o autor convidado do evento e preparou várias peças para a mostra.

A escultura mais peculiar chama-se “ROBOT” e é inspirada na inteligência artificial, em que o homem tenta recriar humanos com máquinas. Esta peça representa um robô humanóide, com cabelo e barba comprida, com cerca de 1,80 metros de altura, ar rebelde e em boa forma física. A estrutura é feita com peças diversificadas e reutilizadas, com amortecedores, discos de embraiagem, botijas de gás, correntes, parafusos, entre outros. O rosto foi criado a partir da aplicação de vários cordões de soldadura.

Paulo Silva, presidente da autarquia do Seixal, refere que se “sente grato” em acolher esta mostra e que, mais uma vez, a diversidade de técnicas, a pluralidade de sensibilidades, a multiplicidade de criatividade e a variedade de temas apresentados “apostam em estimular o olhar e partilhar com o público” o engenho e o talento dos diversos autores do Seixal. “Nunca é demais salientar, enaltecer e agradecer a atividade desenvolvida pela ARTES — Associação Cultural do Seixal que ao longo da sua existência se tem afirmado como um importante pilar da vida cultural e associativa no concelho”, disse o autarca à New in Seixal.

Já Umbelina Ribeiro, presidente da ARTES — Associação Cultural do Seixal, menciona que esta mostra reflete o “investimento de vários meses no trabalho artístico”, sendo que dá a nota de que alguns participantes estão a fazer arte “pela primeira vez”. “A ARTES procura cumprir a sua função principal, que é a de promover os hábitos de práticas artísticas junto dos associados, mas também a de mostrar aos nossos conterrâneos que a mostra de artes plásticas é um ato de cidadania e uma prática que incentiva os outros a praticar. Este tem sido, aliás, o objetivo maior da nossa associação, e que irá ser continuado, assim que nos sejam proporcionadas as condições concretas para a continuação de tudo o que pretendemos fazer”, afirmou à New in Seixal.

Pode visitar a mostra ARTES 2023 de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30, e sábado, das 14h30 às 20h30.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA