cultura

Animateatro prepara peça ao ar livre e um mini campo de teatro para miúdos

Companhia seixalense vai marcar presença no evento “Noite no Coreto” na freguesia da Amora, em julho.
A encenação é feita às escuras.

É a 64.ª criação do grupo da Animateatro. Chama-se “Candeia Acesa”, fala sobre o sentimento pré 25 de Abril, a revolta, o julgamento e o policiamento. No Seixal, a grande estreia foi no dia 12 de abril, como forma de assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Indicada para maiores de 14 anos, a encenação tem a duração de 70 minutos e será apresentada no dia 20 de julho, às 21 horas, no âmbito das “Noites do Coreto” da freguesia da Amora. Esta criação é um apelo à mudança, um olhar sob um estado que “promovia a vergonha”, aumentando a sensação de pequenez de um povo largado no medo.

“No decorrer do espetáculo, todo ele povoado de signos e músicas originais, promovemos o discernimento, o direito à escolha e à literacia. Desenhamos um povo cuja identidade se viu e ainda vê como sonhadora, persistente e estóica”, revela a companhia à New in Seixal.

No fundo, será uma homenagem ao fado e ao destino, como motor de renovação. Revelando a discrepância entre o rural e o citadino, entre o literato e o iliterato, entre o sonho e a realidade, a encenação promove um encontro furtivo a um local que se promete livre, num mundo onde impera o totalitarismo.

Além desta peça, a Animateatro está a preparar um mini curso de teatro para o mais pequenos, que irá decorrer entre os dias 8 e 12 de julho. A iniciativa “Verão…No Palco” será uma experiência a não perder nas suas férias em que, de forma divertida, os miúdos vão aprender as bases desta arte, o que envolve a criação de uma peça de teatro, desde a interpretação de personagens, à criação de figurinos e até cenários.

Esta oficina de teatro, dinamizada pela Animateatro Companhia de Teatro, vai culminar com uma apresentação aos familiares e amigos na última sessão, dia 12 de julho, sexta-feira. As sessões vão decorrer entre as 15 e as 18 horas no espaço da Animateatro, sendo indicadas para miúdos dos seis aos 13 anos e com capacidade para seis a 12 participantes.

A inscrição pode ser feita até ao dia 5 de julho, com pagamento de 5€ no ato da inscrição (presencialmente no Espaço Animateatro, nos dias úteis das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas) e 70€ a liquidar no dia 8 de julho.

Para mais informações sobre o projeto, pode sempre contactar a Animateatro através do número 212 254 184 ou a partir do email comunicacaoanimateatro@nullgmail.com. Se não consegue aguentar a espera, carregue na galeria e veja as séries que vão estrear no streaming este mês de junho.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA