Humor negro, tensão dramática, reflexão sobre a natureza, arte e violência, estas são as principais premissas da nova produção do Teatro da Terra, “Homem-Almofada”, em cena entre os dias 3 e 7 de dezembro às 21 horas. Esta peça para maiores de 18 anos vai chegar ao Fórum Cultural do Seixal com uma narrativa sombria e intrigante que explora a relação entre a arte, a moral e o livre arbítrio.
A trama passa-se num estado totalitário, não especificado, e segue a vida de Katurian, um escritor de contos macabros e violentos. Katurian é levado para um interrogatório após uma série de assassinatos de miúdos que imitam as suas histórias. Ao longo da peça, é confrontado pelos detetives Tupolski e Ariel, que procuram extrair uma confissão sobre os crimes. Durante o interrogatório, Katurian revela detalhes sobre a sua vida, incluindo a infância perturbadora marcada pelos abusos dos pais e a relação com o seu irmão, Michal, portador de uma deficiência mental.
À medida que o enredo avança, os limites entre realidade e ficção confundem-se e Katurian é forçado a confrontar o impacto das suas histórias e a responsabilidade que ele pode (ou não) ter pelos crimes. A encenação levanta questões sobre o poder da narrativa, as consequências das nossas criações e até que ponto somos responsáveis pelo que escrevemos ou imaginamos.
Este tipo de encenações não são típicas no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, por isso aconselhamos a aproveitar esta peça virada para o público mais adulto. Os bilhetes custam 10€, sendo que jovens até 25 anos, munícipes, reformados, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espetáculo e Teatro da Terra, têm um desconto de 4€.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira online, no balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, sábados, das 14h30 às 19 horas, e na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1h30 antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
Ficha artística e técnica
Tradução: Fernando Villas-Boas, a partir de The Pillowman, de Martin McDonagh
Encenação: Miguel Sopas
Com: Francisco Vistas, João Araújo, João Tempera, Marcantonio Del Carlo
Cenografia e figurinos: Daniela Cardante
Música e sonoplastia: José Peixoto
Desenho de luz e fotografia: Pedro Domingos
Vozes: Fausto Tempera, João Tempera, Márcia Cardoso, Maria João Luís, Miguel Sopas
Participação especial: Carina R. Costa
Assistência de encenação: Márcia Cardoso
Assistência de produção: Filipe Gomes, Carina R. Costa
Direção de produção: Pedro Domingos
Produção: Teatro da Terra 2024.