cultura

A nova minissérie da Netflix explica tudo sobre o prazer sexual feminino

Chama-se “Os Princípios do Prazer” e já está disponível na plataforma de streaming. Tem 3 episódios.
Tem 3 episódios.

A Netflix estreou esta terça-feira, 22 de março, uma minissérie documental que se foca no prazer sexual feminino. Chama-se “Os Princípios do Prazer” e tem três episódios com cerca de 50 minutos: “Os nossos corpos”, “As nossas mentes” e “As nossas relações”.

“Saber onde fica o clitóris é conhecimento, e saber onde fica o teu próprio clitóris é poder”, explica no trailer da produção a especialista Emily Nagoski, uma das várias entrevistadas deste projeto. “Os Princípios do Prazer” é apresentada como uma minissérie destinada a todos aqueles que querem descobrir mais sobre o prazer feminino — seja o próprio ou o de outrem.

A ideia é abrir a discussão em torno destes temas, muitas vezes considerados tabu, mesmo entre mulheres amigas. As inseguranças, receios e vergonha são alguns dos fatores apontados para que não seja uma temática mais abordada.

Com uma perspetiva educativa, “Os Princípios do Prazer” promete desconstruir vários mitos que se formaram ao longo dos anos sobre o tema — e explicar e celebrar a complexidade do prazer feminino em todas as suas vertentes.

A comediante Michelle Buteau é a narradora do projeto. Inclui depoimentos de cientistas, terapeutas sexuais e mulheres comuns de várias regiões do mundo que falam dos desafios que enfrentam e dos estigmas que existem em relação à sexualidade feminina.

Um dos temas abordados é a enorme percentagem de mulheres que diz não ter orgasmos na maioria das suas relações sexuais. O contraste com o número de homens que diz ter prazer no sexo é gritante.

A masturbação é outra das questões exploradas nesta minissérie documental, bem como os melhores brinquedos sexuais e a relação da maioria das mulheres com o seu próprio corpo.

O primeiro episódio promete “desconstruir séculos de tabus e erros para descobrir a verdade sobre os orgasmos femininos e os vários caminhos para o prazer físico”. Já o segundo capítulo garante “descobrir os segredos do erotismo, os efeitos das hormonas e as ligações profundas entre o corpo e a mente”.

O terceiro episódio, centrado nas relações, foca-se no “contexto, consentimento e o que provoca, ou trava, a excitação”. Ainda “existe muito para descobrir quando se convida o parceiro para uma viagem pelo prazer”, assegura a plataforma de streaming.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e de outras plataformas de streaming e canais de televisão).

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA