cultura

A nova exposição do concelho é uma mistura de fotografia e pintura

Teresa Palma Rodrigues trabalhou a visão e o pincel para trazer aos seixalenses uma galeria de entrada livre.
Pode visitá-la até ao mês de agosto.

“Beber da Fonte” foi uma intervenção sobre fotografia que esteve patente ao público nos MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) ao longo da marginal do Seixal, no âmbito das Festas Populares de São Pedro de 2014. Passado uma década, as fotografias voltam a ganhar vida, mas com traços de pincel e tinta.

A partir de fotografias ampliadas de elementos representados nos painéis de azulejo que decoram os chafarizes existentes no Seixal e de frases, ingenuamente escritas nas paredes, a autora Teresa Palma Rodrigues sobrepõe estes dois mundos e mostra-nos uma reflexão, pessoal e individual, sobre a identidade, o território, o sentimento de pertença, a apropriação e modelação do espaço urbano.

“As festas populares ocupam o lugar do individual e do coletivo, do religioso e do profano, do passado e do presente. Estes rituais assinalam a vivência coletiva do trabalho, da religião, do lazer, da identidade e da memória… do eterno retorno”, refere a artista.

O conjunto de obras vão ser exposto na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, localizada no Fórum Cultural do Seixal. A entrada é livre e qualquer um pode ver as telas de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30 e sábado, das 14h30 às 20 horas. A inauguração será este sábado, 27 de julho, e estará patente até 24 de agosto.

Ao celebrar os 50 anos do 25 de abril de 1974, a Câmara Municipal do Seixal encara a cultura como “serviço público que assegura o direito de todos” ao acesso, à criação e à sua fruição e uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes e um valor fundamental na formação da consciência, da soberania e da identidade dos povos.

Para ir com estilo e preparada para esta mostra artística, carregue na galeria e veja um conjunto de carteiras trend que estão em promoção.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA