cultura

A cultura Tabanka vai invadir a Quinta da Princesa este domingo

A festa religiosa e cultural, de entrada gratuita, vai explorar aspetos tradicionais de Cabo Verde.
Um momento cultural diferente e único.

Para quem nunca ouviu falar, tabanka é um género musical africano que ganhou um significado maior em Cabo Verde. É uma tradição cultural e religiosa que, muitas vezes, conta com encenações, procissões e missas em memória dos santos, onde vários membros da comunidade fazem o “Buska Santu”, uma atividade onde se vão buscar as figuras religiosas às casas de quem as guarda, para voltarem à Igreja Matriz.

No fundo, falamos de um traço cultural muito forte dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, equivalente aos nossos festejos dos Santos Populares. Para que esta festa fique mais conhecida e a cultural possa abrir fronteiras, a Quinta da Princesa, na Praceta de São Tomé, vai receber um dia exclusivamente dedicado à prática no evento “Festa dos Povos”. A iniciativa está marcada para 7 de julho, domingo, das 10h30 às 19 horas.

A organização ficou a cargo da Câmara Municipal do Seixal, Junta de Freguesia de Amora, Escola Básica da Quinta da Princesa, Centro de Assistência Paroquial da Amora, Centro Comunitário da Quinta da Princesa, Comunidade Católica da Quinta da Princesa, Grupo Coral Católico da Quinta da Princesa, Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora (ARIFA) e o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Quinta da Princesa.

Programa

Procissão

10h30

Missa campal

11 horas

Baque do Tejo

15 horas

Grupo de Dança de São Tomé e Príncipe

15h30

Diáspora C500

16 horas

Orquestra Ligeira Horizonte – Clube Recreativo da Cruz de Pau

16h20

Fazenda Esperança

16h40

CC Power – Centro Comunitário da Quinta da Princesa

17 horas

Workshop Puita – Associação Juntos Sem Fronteiras

17h15

Danças Ciganas – Associação de Mulheres Ciganas Portuguesas

17h45

Afrikan Flowers

18 horas

Grupo Estrelinhas 49

18h20

Dança Kizomba

18h30

Jovino Varela

19 horas

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA