compras

Vem aí um workshop de macramé na Retrosaria Faz-de-Contas

A iniciativa é a oportunidade ideal para aprender a fazer um painel com base nesta técnica.
É uma arte extremamente versátil.

O aumento da popularidade do macramé nos últimos tempos tem levado ao renascer de uma técnica de artesanato milenar, que permite criar uma grande variedade de peças e ocupar as pessoas com este trabalho feito à base de fios e de nós. Tendo em conta este interesse crescente, a Retrosaria Faz-de-Contas vai realizar um workshop dedicado à arte para todas as pessoas que se querem iniciar no macramé.

É já no próximo dia 11 de março, sexta-feira, entre as 15 e as 18 horas, que os interessados podem participar numa aula que equivale ao nível básico. O objetivo do workshop passa por ensinar a fazer um painel de macramé, ilustrado na publicação que anuncia a aula.

“O macramé, tal como todas as artes de lavores, é uma técnica relaxante e que permite a quem o faz abstrair-se de tudo o resto, pois exige concentração. Os lavores, para quem gosta de os fazer, são um bálsamo para a saúde mental”, conta Cláudia Cavaco, a responsável pelo espaço, que sublinha a necessidade que as pessoas tiveram para arranjarem ocupações saudáveis durante o confinamento.

A técnica vai ser ensinada pela professora Susana Lourenço, que trabalha no desenvolvimento de peças artesanais. Sobre a colaboração, Cláudia explica que Susana é cliente da loja. “A Susana tem um grande sentido estético e faz conjugações muito interessantes, além de desenvolver um trabalho sustentável relativamente aos recursos que usa nas suas peças”, explica.

Um dos painéis feitos por Susana Lourenço.

Além da aposta no macramé, a Retrosaria Faz-de-Contas tem realizado outros workshops focados na costura, crochet e tricot. O espaço é, para Cláudia Cavaco, que viu os lavores como uma paixão desde pequena, a concretização de um sonho. “Quando pensei na Retrosaria, queria um espaço que não fosse apenas uma loja tradicional. A Faz-de-Contas é uma retrosaria onde as várias gerações se encontram e trocam experiências e ideias”, conta à NiS.

O espaço na freguesia de Fernão Ferro apoia-se no encanto do artesanato e da costura para desenvolver todo o tipo de peças, desde conjuntos personalizados para bebés até acessórios. Estão também à venda, tratando-se de uma retrosaria, todo o tipo de materiais necessários para o trabalho relacionado com a costura e a criação de enfeites.

A estes workshops, juntam-se as aulas individuais, que permitem à pessoa escolher o horário mais conveniente e o Workshop Férias Criativas, no Verão, “com o objectivo de desenvolver a criatividade, motricidade e a socialização das crianças através atividades que as retirem da frente do ecrã, contribuindo para o seu desenvolvimento”, explica.

O workshop de macramé tem vagas limitadas e três horas de duração. O preço da participação é de 60€ e o valor inclui um kit com todo o material necessário. O pagamento deve ser efetuado no momento da inscrição.

Os interessados em participar podem reservar a vaga através de uma mensagem privada na página de Instagram do espaço, presencialmente ou através do contacto 212 122 333.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA