compras

Quais são os tipos de gordura abdominal e que riscos estão associados?

Todas as respostas são dadas por Ana Mendes, a técnica responsável pelo espaço seixalense Unic Clinic. Fique a par de tudo.
Conheça também as soluções.

Existem dois tipos de gorduras na região abdominal: as viscerais e as localizadas. Identificá-las pode fazer toda a diferença na prevenção de doenças e no plano de ação para o seu combate e eliminação. Este artigo de opinião vem precisamente esclarecer algumas dúvidas sobre o tema. 

As gorduras viscerais, por serem intra-abdominais, são consideradas as mais perigosas, devido à sua proximidade com órgãos vitais como o pâncreas, intestino, rins e fígado. Além de mexer com a autoestima, estas gorduras podem trazer riscos à saúde, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, entre outras patologias metabólicas.

Típicas entre os homens, as gorduras viscerais são conhecidas, em bom português, como “barriga de cerveja”. Estas possuem componentes genéticos, mas também podem ser reflexo de rotinas alimentares, sedentarismo, dietas desequilibradas com excesso de calorias e sem indicação e supervisão de um nutricionista.

Quanto às gorduras localizadas, são consideradas estéticas por não apresentarem nenhum componente genético. São conhecidas como “pneuzinhos” ou “culotes”. No entanto, também é possível encontrá-las nos braços e nas pernas. O seu acúmulo está associado à má alimentação e ao sedentarismo.

Normalmente, este tipo de gorduras é mais comum nas mulheres. Uma das razões que o justifica diz respeito às alterações hormonais e metabólicas que o sexo feminino enfrenta regularmente, como na menopausa, por exemplo, uma vez que nesse período a distribuição de gordura altera-se, concentrando-se sobretudo na região abdominal.

Para diagnosticar as gorduras viscerais é necessário medir a região do abdómen com uma fita métrica. Se a medida passar de 90 centímetros nos homens e 80 centímetros nas mulheres, é considerada excessiva. Nesses casos, é necessário procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.

Como reduzir a gordura localizada?

O tratamento dos dois tipos de gordura é basicamente o mesmo: esforço, dedicação, atividades físicas regulares, como passadeira, corrida, natação, ciclismo, musculação para fortalecer o corpo e deixá-lo menos flácido, além de uma dieta com redução de proteína, carboidrato, gordura e álcool. Mas atenção: sempre orientada por um profissional.

Na Unic Clinic damos prioridade e atenção ao conforto das nossas pacientes, por isso, os nossos tratamentos não são invasivos. Para auxiliar no processo de gordura localizada, recorremos no nosso espaço à lipoenzimática sem agulhas (60€). 

O que é o tratamento de lipoenzimática sem agulhas?

De forma muito simples, este é um procedimento indolor que modela o corpo e reduz as gorduras indesejadas. O processo é feito sem romper vasos sanguíneos, nervos ou tecidos. A gordura segue em direção ao fígado, órgão responsável por metabolizar a gordura, que será libertada naturalmente através da urina e das fezes. Geralmente é feito na região do abdómen e nas costas.

O objetivo da lipo sem corte não é a perda de peso, mas sim a eliminação das gorduras localizadas, visando um corpo mais definido. Tem extremos níveis de eficácia quando conciliado com a redução de consumo de gorduras no dia a dia para não sobrecarregar o fígado e a prática de exercícios após o procedimento, uma vez que a região precisa depois de ser estimulada.

Como funciona este tratamento?

Este é um equipamento composto por um dispositivo de propulsão de caneta pressurizada, que realiza a aplicação de produtos através da pele, além de que garante uma aplicação de ativos de forma precisa e segura (na camada da pele correta para o tratamento desejado). Quanto ao resultado: promove a quebra de gordura nas áreas que costumam apresentar maior excesso de tecido adiposo, como o abdómen, costas, papada, quadril e debaixo dos glúteos (entre o rabo e a coxa).

Entre os benefícios apontados a este procedimento está o facto de eliminar o desconforto da picada da agulha, tornando a terapia mais segura; a redução de hipóteses de haver hematomas, o que acontece normalmente com a mesoterapia tradicional; redução do inchaço e a rapidez de resultados: reduz até cinco centímetros logo na primeira sessão.

Pode agendar a sua avaliação gratuita na Unic Clinic para eliminar as gorduras indesejadas. As marcações podem ser feitas através do número de telemóvel 920 101 779. Aproveite ainda para seguir as páginas do Instagram e do Facebook.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA