Nos finais do mês de julho, o barómetro de e-commerce da Marktest já provava o que se calculava: cerca de 56 por cento dos portugueses, ou seja, mais de metade da população fazem compras online. Muito por culpa da pandemia, o comércio eletrónico deu um pulo gigante nos últimos meses. É que se, por um lado, passaram a haver mais pessoas a optar por fazer compras no digital uma vez que estavam impedidas de ir aos espaços físicos, por outro, as empresas tiveram necessidade de se adaptar a esta nova realidade.
As que já existiam apostaram em força em novas estratégias de venda no online. Já aqueles projetos que estavam há uma série de anos guardados na gaveta encontraram neste novo contexto o motivo e a oportunidade que precisavam para se apresentarem ao mundo.
O concelho do Seixal que o diga — e prove. Ao longo dos últimos 12 meses surgiram dezenas de novas lojas online com etiqueta seixalense que conquistaram vários clientes. Houve espaço para novas propostas de artesanato, vestuário, design, alimentação, acessórios, puericultura, e por aí adiante.
Como foram vários os negócios seixalenses que nasceram em 2021, a New in Seixal achou que este fim de ano seria a altura exata para compilar alguns destes projetos e lançar um desafio aos leitores. Na passada quinta-feira, dia 16 de dezembro, abrimos uma votação a todos os leitores da NiS para eleger o melhor projeto online seixalense que surgiu no último ano. E, sensivelmente uma semana depois, já temos uma resposta.
Os seixalenses decidiram e a verdade é que não restaram grandes dúvidas. O vencedor conquistou cerca de 48 por cento dos votos. Ao todo, foram 604 os votos recolhidos ao longo de toda a eleição. Desses, 287 fizeram o Smallo Studios conquistar o primeiro grande lugar.
“A nossa estratégia tem passado muito por fazer crescer à volta da marca uma comunidade de pessoas, clientes, apoiantes que se identificam e que valorizam a oferta da Smallo e por isso sabíamos que podíamos contar com o apoio dessa comunidade”, revelaram as responsáveis por esta marca seixalense em conversa com a NiS sobre as possíveis razões que terão levado a esta vitória.
Ana Duarte, de 36 anos, e Maria Canastra, com 35, fizeram ainda questão de adiantar que no próximo ano vão continuar a crescer e a alargar a oferta de produtos e desenhos da Smallo Studios. A entrada no mercado espanhol e francês e o estabelecimento de mais parcerias com lojas físicas que pretendam vender os produtos desta marca made in Seixal são outras das novidades previstas para 2022.
Ainda sobre a decisão dos leitores, o projeto Mamã Eu Quero! conquistou o segundo lugar do pódio, recebendo assim a medalha de prata graças aos 132 votos angariados (cerca de 22 por cento). Com pouca diferença surge logo de seguida o YLAME para completar os três primeiros lugares desta votação. Recebeu 108 votos positivos, isto é, o que correspondeu a 18 por cento dos votos.
Se está desesperado à procura de presentes de última hora para oferecer neste Natal, a NiS compilou várias sugestões. Carregue na galeria para as conhecer.