compras

Na Castiça pode entregar óleo usado para a criação de detergentes biodegradáveis

Ecox recolhe estes resíduos e transforma-os numa gama de limpeza amiga do ambiente, que é vendida a granel no Seixal.
Tudo feito com óleo.

Por vezes, ficamos a pensar em como podíamos mudar os nossos hábitos para ajudar a melhorar a sustentabilidade do planeta. A reciclagem, os mercados circulares e as compras a granel são algumas das opções que podem fazer a diferença. Porém, existem outras soluções inovadoras, como é o caso da Ecox, uma empresa que atua em parceria com a mercearia Castiça na recolha de óleos alimentares usados, transformando-os em detergentes biodegradáveis.

Sim, leu bem. Pode mesmo levar o seu óleo usado até à Castiça para ser reciclado num oleão específico. Quando o depósito fica cheio, a Ecox vem até ao Seixal recolher a matéria-prima para produção. Pode deixar também azeite, gordura das conservas e outros óleos vegetais. Aqui, nada se perde, tudo se transforma.

Na Castiça pode encontrar uma enorme prateleira com várias opções para a limpeza, desde roupa, loiça, chão, multiusos, WC, repelente de insetos, automóvel, champô para os animais e até abrilhantador para a máquina de lavar loiça. E a boa notícia é que todos são feitos a partir de óleo reciclado. Estes produtos também podem ser adquiridos em embalagens convencionais, que a empresa faz questão que sejam feitas com 50 por cento de plástico reciclável. Além disso é uma marca portuguesa e um projeto inovador no que diz respeito à sustentabilidade ambiental.

O granel destes detergentes é vendido na Castiça entre os 2,20€ e os 4,50€ o quilo, dependendo da gama que comprar. Aconselhamos a que compre um frasco borrifador, é fácil de encontrar em superfícies comerciais ou nas lojas chinesas, para fazer o refil sempre que precisar. Assim já não deita fora plásticos, ao mesmo tempo que faz uma compra sustentável e amiga do ambiente.

A mercearia Castiça também vende detergentes concentrados da Inokem, que depois de diluídos chegam a dar 100 garrafas, sendo que cada uma acaba por ficar a poucos cêntimos. Pense nos sumos da Sunquick, o princípio é o mesmo.

O mercado local mensal

Em parceria com o 4UnityProject, a Mercearia Castiça recebe no final de cada mês um mercado de economia circular, onde pode comprar ou doar produtos em segunda mão, de modo a dar uma “nova vida” a objetos que, normalmente, iam acabar no lixo.

“Nesta edição, irão encontrar artigos em segunda mão, para troca e para venda a preços muito acessíveis, bancas com artesanato e arte sustentável feita pelos membros do 4UP. Os lucros deste mercado reverterão a favor do projeto, de forma a angariarmos fundos para apoiar as nossas ações mensais, periódicas e apadrinhamentos. Esta é uma forma de contornarmos a problemática do fast fashion, tal como doar, reciclar ou trocar roupa”, explicaram as fundadoras do projeto à New in Seixal.

Agora já pode marcar na agenda, este mês o mercado decorre entre os dias 26 e 28 de outubro, basta ficar atento, é sempre no final do mês, mais especificamente no último fim de semana.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos detergentes da Ecox vendidos a granel na Mercearia Castiça.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    10, R. Gil Vicente, 2840-403
    2840-403 Torre da Marinha
  • HORÁRIO
  • De segunda-feira a sexta-feira das 10h às 18h30m
  • Aos sábados das 9h às 17h
  • Encerra aos domingos

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA