compras

Leonor Carvalho: a jovem seixalense que faz autênticas obras de arte em unhas reutilizáveis

Se tem pouca paciência ou tempo para ir ao salão, a marca Diablo Nails tem propostas inesperadas e até personalizadas.
A criadora do projeto.

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”: foi exatamente com esta expressão que Leonor Carvalho, de 27 anos, começou por falar à New in Seixal sobre o seu projeto de unhas press on pintadas à mão. O pequeno negócio, que é completamente fora da caixa, está a causar estranheza, mas aos poucos há quem já se esteja a render a esta tendência.

A marca Diablo Nails cria unhas reutilizáveis que mais parecem uma obra de arte. Não apenas pelo formato ou tamanho, mas sim pelo que está representado nelas. Com vários materiais, Leonor foca-se sobretudo em desenhar anime e manga nas unhas — sim, leu bem — mas também já fez retratos, representações de jogos e até designs mais simples.

“Não tinha paciência para ir todos os meses fazer as unhas ao salão e, por isso, comprei unhas press on e decidi fazer à minha maneira. Entretanto comecei a pensar que se calhar havia mais gente como eu e como percebi que a cultura japonesa também teve um crescimento muito grande no último ano, especialmente em Portugal, pensei adaptar duas coisas de que gosto muito: o anime e manga e desenhar”, conta Leonor.

A fundadora da marca seixalense não tem, contudo, nenhuma formação específica nestas áreas. Na escola, seguiu Artes Visuais, mas nada mais do que isso. A respeito das unhas, da mesma forma como estabeleceu a sua relação com a arte, sempre foi muito autodidata. Aprendeu tudo sozinha e, segundo o que confidenciou em entrevista à NiS, o processo para criar este conceito de unhas foi demorado e complicado. Agora, no entanto, já está totalmente confortável.

Inspiradas em manga.

A inspiração para o processo de criação das suas unhas, Leonor vai buscá-la normalmente ao que está a ser falado no momento dentro da cultura do anime. Outras vezes surgem-lhe simplesmente as ideias na cabeça e ainda acontece estar a ver um anime e começar a visualizar junção de imagens que depois podem vir a resultar num design de unhas completamente único e original. “Apesar disso, tudo é basicamente muito inspirado na história do anime ou do manga”, esclarece.

Depois, todas as unhas criadas são reutilizáveis. E atenção, não são apenas uma ou duas vezes que pode voltar a utilizá-las. De acordo com Leonor, se o set de unhas for bem tratado e forem seguidas as regras dadas pela jovem, as unhas podem durar entre dois a três anos (ou mais). O que torna também engraçado este conceito é o facto de devido à durabilidade e originalidade muitas pessoas começaram a fazer coleções.

A exclusividade paga-se, já se sabe, embora os preços não sejam muito diferentes dos habituais praticados nos salões. No caso de Leonor, sabemos que não vende nenhum set de unhas por menos de 30€. Mas claro, o valor depende de muitos aspetos, como o tamanho e o formato das unhas, os detalhes, as horas de desenho, entre outros.

“Por exemplo um kit de manga, que é sempre a preto e branco, pode demorar à volta de uma a duas horas. Já tudo o que seja mais de anime, isto é, com mais cores, nunca gasto menos de três a cinco horas. É impressionante, mas já tive sets que me demoraram nove horas a serem feitos”, partilha.

Se quiser encomendar umas unhas da Diablo Nails adiantamos-lhe já que existem algumas tarefas a fazer, como por exemplo, o facto de ter de tirar as medidas das suas unhas naturais. Isto é importante para que Leonor possa montar o modelo. Depois, apenas terá de partilhar os tamanhos e formatos que deseja assim como a representação que pretende fazer nas unhas. “Tudo o que eu puder, seja o que for, eu faço”, garantiu a fundadora da marca.

“Tenho também por hábito pedir sempre para me enviarem algumas fotografias de referência. Ajuda-me na própria concretização e dá-me uma ideia daquilo que a pessoa idealiza e tem na cabeça. Faço realmente questão de estar em sintonia com as clientes”, afirma ainda.

A primeira vez que uma pessoa compra um kit de unhas é oferecida uma cola para poder colocar as unhas e ainda adesivos para tirar e pôr. Ao kit ainda é adicionada uma lima e um empurrador de cutículas. No fundo, os clientes têm logo acesso a tudo o que precisam para aplicar as unhas ou fazer a sua própria manutenção.

As encomendas são feitas através das redes sociais da Diablo Nails e depois os kits de unhas são enviados para todo o território nacional e agora até para o mundo inteiro. “Já estou nessa fase, felizmente”, confidencia Leonor. “Aliás, a grande maioria dos meus clientes é de fora, porque já têm essa abertura com este tipo de unhas. Aqui ainda é complicado porque as pessoas estranham este sistema. E é normal”, remata.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer os trabalhos da seixalense Leonor Coutinho.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA