compras

Já pode entregar roupa e têxteis usados nas lojas da Primark em Portugal

Pode levar artigos de todas as marcas e em qualquer estado. A iniciativa já foi testada lá fora e é um sucesso.

Reciclar, promover um estilo de vida mais sustentável e cuidar do planeta não são conceitos novos, mas todas as iniciativas nessa direção são bem-vindas. Cada vez mais marcas estão a investir na reutilização têxtil, e a Primark é a mais recente a juntar-se a esse movimento.

A retalhista irlandesa lançou em Portugal o seu programa de recolha de têxteis, uma iniciativa global que já fez sucesso no Reino Unido, Irlanda, Áustria, Alemanha e Países Baixos. O funcionamento é simples: os clientes podem entregar artigos que já não utilizam nas caixas de recolha disponíveis nas lojas Primark. Esta ação é válida para produtos de qualquer marca e em qualquer estado, incluindo vestuário, calçado, acessórios e têxteis para o lar, como toalhas e lençóis.

Após a recolha, os têxteis são selecionados pelo parceiro de reciclagem da Primark, a Yellow Octopus, e preparados para o processo de reciclagem. Todas as receitas geradas por esta iniciativa serão doadas à UNICEF, contribuindo para causas relacionadas com a educação, saúde e higiene.

É aqui que deve deixar.

“Ao alargar o nosso programa, estamos a dar uma segunda vida a mais roupa. Esta iniciativa não só reforça o nosso compromisso na redução dos resíduos têxteis, como também permite apoiar o trabalho fundamental da UNICEF em todo o mundo”, explica a diretora da Primark Cares, Lynne Walker.

Segundo os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, citados pelo diretor de vendas da Primark Portugal, Nelson Ribeiro, em 2022 existiam cerca de 198 mil toneladas de têxteis entre os resíduos urbanos em Portugal.

Este ano, a marca planeia ainda investir 40 milhões de euros na abertura de quatro novas lojas no país. Após a inauguração de uma loja em Montijo em outubro, a Primark prevê também abrir espaços em Guimarães, Viseu e Covilhã, elevando assim o total de lojas para 14.

Carregue na galeria e descubra a seleção da NiT de vestidos que pode usar nas festas e jantares de final de ano (que não ultrapassam os 30€).

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA