Nascido a partir do desejo de mãe e filha em terem um espaço que fosse mais do que um salão comum, o La Boutique Beauté, na Amora, é exatamente o que o nome indica. Trata-se de um canto acolhedor em que as pessoas podem ter acesso a diversos serviços de saúde e beleza para cuidarem de si sem andarem a percorrer vários salões.
As responsáveis pelo negócio, Joana Leda, de 27 anos, e Maria José Alves, 67, juntaram-se para lançar este projeto. “A minha mãe tinha um espaço no Seixal e surgiu um convite da parte dela. Abandonei o trabalho que eu tinha e viemos iniciar este projeto juntas, mas a iniciativa foi dela”, conta Joana, que trabalhava num salão de cabeleireiro em Lisboa.
Joana sempre gostou da área da moda e da beleza, mas só em 2018 é que decidiu iniciar o curso de cabeleireiro. Na altura, a insatisfação com o seu trabalho no atendimento ao cliente e o sentimento de que nenhum espaço dava resposta ao desagrado que sentia com o seu cabelo foram as motivações para avançar.
A história de Maria José Alves, que trabalha como podologista, é semelhante. “Ela trabalhava na função pública e sempre teve esse gosto pela área da saúde dos pés e da pedicure. Estava reformada e, insatisfeita por não estar a fazer nada, decidiu fazer a formação”, explica a filha. “Já está há alguns anos a fazer isto e foi aí que surgiu a loja física. A minha mãe foi a inspiração”.
Localizada entre os Jardins da Quinta da Atalaia e o Parque Infantil da Quinta Batateiro, a La Boutique Beauté junta o cabeleireiro, o bem-estar dos pés, através de consultas de podologia, pedicure e spa dos pés e, ainda, a vertente da estética. Neste último, que inclui limpeza de pele, argiloterapia, clareamento de pele e depilação a laser, o trabalho é de Tânia Varela. “Ela trabalhava com a minha mãe no outro espaço e veio ingressar na nossa equipa. Neste momento, somos as três”, acrescenta Joana.
Um espaço acolhedor
Os detalhes, seja na decoração do espaço ou na atenção às necessidades dos clientes, são um dos destaques no ADN da La Boutique Beauté. Relativamente à decoração, foi pensada para se distinguir dos restantes salões de beleza. A cabeleireira sublinha que “queria que fosse um sítio acolhedor, clean e que refletisse, ao mesmo tempo, o cuidado e sofisticação”, através de detalhes simples e requintados que fazem com que os clientes se sintam em casa.
“Eu não me identificava a trabalhar no modo tradicional de cabeleireiro e nem me identificava com o estilo e sempre disse que, quando tivesse um espaço meu, seria diferente de tudo o resto. A minha mãe identificou-se automaticamente”, explica Joana. Decidiram marcar a diferença através de um registo que também reflete o atendimento.
Colocando o cliente à vontade, o atendimento por parte da equipa da La Boutique Beauté prima pela atenção cuidada em qualquer um dos serviços que efetuam, que procuram perceber as necessidades de quem visita o espaço de forma individual e muito personalizada. “Às vezes, as pessoas aborrecem-se ao ir de um estúdio para outro e, assim, temos um núcleo de vários serviços num espaço acolhedor”, continua Joana.
Por isso mesmo, e por ser tão importante reconhecer os traços singulares dos clientes, as responsáveis pelo negócio convidam todas as pessoas que mandam mensagem a perguntar o preço para visitarem o espaço e fazerem um diagnóstico gratuito. De seguida, é encaixado um orçamento de acordo com aquilo que deve ser feito – mas o diagnóstico é sempre fundamental.
Relativamente aos clientes, são bem-vindas pessoas de todas as idades e géneros. “A minha parte é que é mais ligada ao feminino, por uma questão de me identificar mais”, refere a cabeleireira, acrescentando que homens podem ser atendidos em qualquer uma das outras vertentes.
Com o espaço inaugurado há cerca de duas semanas, Joana revela ainda a vontade em acrescentar o serviço de manicure, faltando apenas uma responsável para essa vaga. E não nega que podem continuar a aumentar o leque. “O espaço não é muito grande e também não queremos sobrecarregar”, conclui Joana. “Fazemos questão que o cliente tenha alguma privacidade.”
Os interessados em fazer uma marcação, solicitar um diagnóstico ou pedir mais informações podem entrar em contacto através da página de Instagram do espaço ou do contacto telefónico 913 737 701.