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Glowthie. Nova loja online vende o melhor da cosmética coreana a preços especiais

A oferta vai das marcas mais procuradas às menos conhecidas. Os ingredientes são o segredo para a cobiçada "pele de porcelana".
O fenómeno continua.

Quando se despediu, após seis anos numa carreira corporativa, Rute Barros passou alguns meses a explorar o mundo do empreendedorismo. Dedicou-se a vários projetos que não frutificaram até que se recordou de uma frase que leu, várias vezes, online: enquanto o mundo está em 2025, a cosmética coreana está em 2050.

Há muito tempo que a jovem, de 27 anos, ouvia falar e usava os produtos deste mercado, considerado um dos mais avançados do mundo. Assim que experimentou, encontrou “uma mensagem de bem-estar que não existia na skincare europeia”, explica à NiT. “Não havia o mesmo prazer e foco na auto-estima.”

Rute sentia, contudo, que havia não só falta de informação sobre o tema, como sobre as formas de adquirir estes produtos em Portugal. E, embora tenham surgido algumas alternativas no nosso País, algumas delas físicas, continuava a ser difícil ter acesso a esse nicho.

A empresária pesquisou então formas de trazer este mercado para Portugal e, em três meses, estruturou uma marca original. No dia 12 de dezembro, abriu a Glowthie, “a primeira e maior” loja exclusivamente online dedicada à cosmética coreana, com o objetivo de facilitar o acesso a propostas autênticas — de forma rápida e sem sair de casa.

“Comecei por contactar a Embaixada da Coreia e a Infarmed, porque há produtos feitos fora da União Europeia que não podem ser vendidos cá”, explica.

Numa fase inicial, Rute colabora com vários fornecedores, espalhados pela Europa, mas o principal objetivo é fazer a importação direta das marcas. Todos são aprovados para serem vendidos em Portugal.

Com cerca de cinco mil artigos disponíveis, a curadoria do catálogo rege-se, acima de tudo, pelas tendências nas redes sociais, responsáveis pela recente explosão deste fenómeno. “Tentei perceber quais os produtos mais pesquisados e recolhi os melhores. Há marcas que já são uma referência, outras que não são tão faladas.”

Rute afirma que, quando existe procura de um certo produto, a Glowthie tem facilidade em tê-lo disponível em menos de duas semanas. No caso dos artigos que já estão em stock, muitos envios são feitos em 24 horas. Em algumas semanas, já colecionam o feedback positivo de centenas de clientes.

Uma das etiquetas mais procuradas é a Beauty of Joseon, que se distingue pelas suas embalagens sofisticadas e pela utilização de ingredientes e técnicas tradicionais coreanas. O pódio dos bestsellers é concluído pela Anua e Axis-y, mas a fundadora destaca também a Biodance como um dos mais recentes sucessos entre os adeptos deste segmento.

A Beauty of Joseon é uma da mais procuradas.

“Quanto aos produtos, vendemos muitas ampolas e essências, porque são mais características da cosmética coreana. No mundo ocidental, não são tão exploradas”, refere. “Os óleos de limpeza, nomeadamente de dupla limpeza, também não são tão comentados.

O principal atrativo destas propostas reside nas suas fórmulas inovadoras, na extensa variedade disponível e na promessa de uma tez jovem e “sem imperfeições”. As fórmulas já se estabeleceram como bestsellers no ocidente, tornando a Coreia do Sul um destino de eleição para quem busca a famosa “pele de porcelana”.

Os benefícios — como ajudar a tratar problemas como acne, controlar a oleosidade, camuflar os sinais de envelhecimento ou promover a hidratação — são transversais a vários produtos: cremes de rosto, tónicos, séruns ou águas micelares, por exemplo. Apesar da diversidade, alguns aromas podem ser bastante intensos para os consumidores mais sensíveis.

Facilitar o acesso a este mercado passa também pela informação. Por um lado, a marca oferece um aconselhamento personalizado a todos os clientes. “Há um formulário com algumas perguntas, sobre o tipo de pele ou possíveis alergias, e a partir daí vemos que produtos respondem melhor a cada problemática. Não é um aconselhamento médico, mas uma orientação.”

A par disto, Rute criou um e-book com cerca de 20 páginas que aborda todos os passos da K-beauty, uma rotina com várias etapas, e que explica para que cada proposta serve. Como complemento, há um blogue onde a equipa aprofunda esta informação. Lá, podemos aprender, por exemplo, como criar uma rotina de beleza.

Sob o slogan “beauty that inspired”, a Glowthie, cujo nome faz referência ao brilho associado à pele das sul-coreana, quer “vender a transformação”, acrescenta Rute. “No oriente, esta rotina é algo tão cultural, quase um ritual de amor-próprio. Tirar 10 minutos para mim é um ato de amor.”

O catálogo começou com cerca de mil produtos, em grandes quantidades, mas o feedback foi tão positivo que a oferta foi ampliada para cerca de cinco mil propostas, de 19 marcas. Além disso, há sempre uma aba no site com promoções, onde encontra algumas novidades ou bestsellers a preços especiais.

Com este nicho a crescer cada vez mais no País, Rute pretende que a marca se torne a principal referência online de cosmética coreana. “Vão começar a haver mais espaços físicos, mas queremos aumentar o armazém durante os primeiros três meses e consolidar-nos como a maior loja exclusivamente online”, conclui.

Todas as propostas da Glowthie estão disponíveis no site da marca. Os preços começam a partir dos 3,99€ no caso das máscaras faciais.

Leia também este artigo da NiT sobre a primeira loja de cosmética sul-coreana em Portugal e descubra um pouco mais sobre o fenómeno da Beauty of Joseon. Recentemente, a febre da K-beauty também chegou aos supermercados do Continente.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos artigos mais vendidos na loja (a partir de 5,99€)

 

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