Ainda que o turismo não atinja os números anteriores à pandemia, há ainda muitos estrangeiros que decidem mudar-se para Portugal. Michael Martin e Nikki Rixon são um casal sul-africano que se mudou para o Seixal, em outubro de 2020, e que não podia estar mais feliz com a decisão tomada.
“Nós fizemos o percurso dos Caminhos de Santiago em 2018 desde o Porto e sentimos que Portugal poderia ser o país onde fosse possível assentar, trazer benefícios e também ser beneficiado”, conta à New in Seixal, Michael, que nasceu no Reino Unido, mas que morou na África do Sul nos últimos 20 anos.
Além disso, pesou na decisão o facto de Portugal estar em terceiro lugar no Índice dos Países Mais Seguros, enquanto que a África do Sul está em 123.º. “Conhecemos várias pessoas na nossa vida que só tinham comentários positivos a fazer sobre Portugal e isso acabou por pesar”, confessa.
A mudança só ocorreu dois anos depois e a escolha do Seixal para local de residência não foi aleatória. “Escolhemos esta cidade porque temos dois grandes amigos, que têm um centro de yoga, e que se ofereceram para nos receber e ajudar com toda a burocracia do processo de residência”.
Estes amigos são, ainda hoje, uma parte fundamental da adaptação do casal sul-africano a Portugal. “Eles ajudam-nos imenso com a tradução porque temos ainda um longo caminho a percorrer com a língua portuguese, mas tudo vai lá com o tempo”, afirma. Assim que conseguirem ter conversas inteiras em português consideram que a adaptação estará completa.
Apesar da pandemia não ter afetado diretamente o trabalho deste casal, tornou o processo de residência muito mais complicado. “Como só era possível marcar atendimentos via telefone foi uma fase desafiante porque o nosso português é muito limitado”.
O negócio da sustentabilidade
A mudança para Portugal é recente, mas o casal já tem o seu negócio há mais tempo. Reclaim Design é o nome do projeto de sustentabilidade que fundaram em 2014, quando regressaram de uma viagem de seis meses pela Índia e se encontravam num impasse profissional: até aqui, Michael era produtor musical e Nikki era fotógrafa. Os dois conheceram-se em Londres, mas acabariam por mudar-se para África do Sul uns anos depois.
Com o objetivo de fazer a diferença e algo que refletisse a sua paixão pela sustentabilidade criaram esta empresa. “É mais do que óbvio que precisamos de prestar atenção à sustentabilidade”, conta. O casal considera que todos temos que ser mais conscientes na maneira em que vivemos — e é com essa mentalidade que sempre viveram em casal.
“A nossa família deu-nos todo o apoio necessário e ficaram contentes porque fomos capazes de seguir os nossos corações e experimentar algo diferente”, conta. Já se passaram seis anos e o negócio continua a crescer (e a fazer sucesso).

A Reclaim Design faz um pouco de tudo. Desde decoração para a casa, feita com materiais de madeira reciclada, acessórios para a casa de banho e desde que se mudaram para Portugal até já fazem renovações de autocaravanas.
“No ano passado surgiu a oportunidade de renovarmos uma autocaravana para um amigo, que queria convertê-la numa banca de comida, e fomos com a corrente”, confessa. Desde então, já surgiram novas oportunidades para fazerem renovações, sempre com a sustentabilidade em mente, e têm dito sempre que sim.
Pode ver todos os produtos que a empresa oferece no site, como o tapete para a casa de banho antiderrapante, feito com madeira reciclada. Além disso, pode também acompanhar as renovações no Instagram.
Gostavam ainda de comprar um terreno em Portugal, construir uma pequena casa — sustentável, claro — e plantar tudo o que comem. “Vamos ver o que o futuro nos reserva”, acrescenta.