Tatiane Cardoso trabalhou vários anos na área de Gestão e Administração Financeira e assume que sempre foi viciada em trabalho. “Era completamente workaholic e colocava sempre a minha vida profissional acima da família, vida social e lazer”, começa por contar à New in Seixal.
Apesar de ter nascido em São Paulo, Brasil, em 2016, Tatiane veio morar para Portugal com o marido. Começou a costurar como hobby, uma das suas paixões de infância, e durante a quarentena decidiu comprar uma máquina de costura.
“Desde pequena que costuro à mão, mas nunca tinha pegado numa máquina. Por coincidência, uma semana antes de entrarmos no primeiro confinamento, comprei uma máquina usada a uma amiga e comecei a explorar vídeos e a ganhar mais confiança”, explica à NiS, a brasileira de 39 anos.
Como adora sacos de pano, Tatiane foi incentivada pelas amigas a criar modelos de carteiras de tecido feitas à mão. E foi assim que nasceu a Tatuska em outubro do ano passado. O conceito passa pela venda de ecobags funcionais originais e com espaço para tudo o que uma mulher precisa no seu dia a dia. Há duas versões: a shopping bag e a tote bag.
A produção é cem por cento manual. Há opções em algodão cru, lona, entre outros tecidos não sintéticos e amigos do ambiente. Os preços dos sacos começam nos 15€ e são produzidos por Tatiane na sua casa em Corroios, que transformou num pequeno atelier.
Como a Tatuska não tem um espaço físico, para já, as vendas são online. Para encomendar o seu modelo favorito, deve enviar uma mensagem privada para as redes sociais Facebook e Instagram da Tatuska. Se preferir, também é possível personalizar os modelos, desde que indique a cor e os padrões pretendidos. A marca envia os pedidos por correio para Portugal e outras zonas da Europa.