Com tantas lojas de decoração em Portugal torna-se muitas vezes difícil encontrar peças originais, diferentes — e de preferência únicas — para embelezar os cantos da nossa casa. No entanto, essa tendência pode ser contrariada com a ajuda de marcas locais como a Natural Art Handmade.
Depois do sucesso das criações de decoração e de mobiliário que a New in Seixal já tinha noticiado, Sérgio Teixeira, o fundador desta marca seixalense, decidiu aventurar-se no universo das mandalas. Segundo o artista, estas são representações geométricas da dimensão entre o homem e o cosmo. “Estão ligadas à harmonia, paz interior e tranquilidade”, explica à NiS.
No caso de estar a pensar remodelar algum canto da sua casa, saiba que as mandalas e os quadros com o mesmo formato feitos pelas mãos de Sérgio são uma ótima aposta. Todas as peças da Natural Art Handmade são feitas a partir da madeira ou de elementos da natureza. Isto significa que tudo é o mais natural e amigo do ambiente possível.
Alem disso, Sérgio contou à NiS que a vida levou-o a dar mais importância ao planeta e ao universo como um todo. Por isso, as peças recebem também um lado energético carregado de positivismo. “O que realmente pretendo com o meu trabalho é levar até às pessoas peças que mexam consigo próprias e que as façam pensar, analisar e pesquisar mais sobre a sua essência e a essência do todo. No fim o objetivo é que se sintam inteiramente felizes”, partilha Sérgio.
Sobre as peças, o artesão destaca uma mandala em tons de castanho e bege. “Tens as cores da terra. Remete-nos e transmite-nos segurança e estabilidade. Representa estabilidade, realismo, cautela e fertilidade. O seu centro está dividido em oito partes iguais e na numerologia este número realça qualidades como a responsabilidade, a persistência e a seriedade”, sublinha.

Os preços podem variar em função do tamanho e do número de camadas das mandalas. Uma peça com aproximadamente 34 centímetros e seis camadas pode custar 70€. Já uma criação de 120 centímetros com as mesmas camadas pode chegar aos 290€. Os valores mais elevados são justificados uma vez que as peças são exclusivas e algumas delas demoram mais de 20 horas a fazer, sem contar com o tempo de secagem da cola e da própria tinta.
Mas atenção: o seixalense Sérgio Teixeira continua a fazer os trabalhos que já conhecíamos anteriormente. Por isso, vão continuar a estar disponíveis candeeiros, tábuas de cozinha, mesas de centro de sala, entre outras peças em madeira à venda na Natural Art Handmade.
Futuramente, o responsável avançou à NiS que vêm aí mais projetos. As próximas peças a serem feitas serão um móvel para um gira-discos com espaço para discos de vinil e móveis de apoio à sala. Assim que estiverem terminadas, pode vê-las no catálogo completo no site do projeto ou nas redes sociais.
De seguida, carregue na galeria para conhecer as mais recentes peças da Natural Art Handmade.