compras

Esta marca seixalense faz painéis em macramê para casamentos

A técnica que está muito na moda também já serve de presente. De certeza que não vai haver um presente igual.
É bonito.

Todos os meses surgem novos negócios seixalenses, desde salgados a doces, passando também pelos projetos de papelaria criativa. No entanto, se anda atento às notícias do Seixal sabe que há uma tendência no mundo da moda, com especial incidência no concelho, e que continua a apaixonar as seixalenses: o macramé. 

Esta técnica não é propriamente nova mas no último ano, sobretudo por causa da pandemia, surgiram muitos projetos que criam produtos em macramé. Desde peças decorativas a acessórios há de tudo um pouco. Se vai a um casamento nos próximos meses e não sabe o que oferecer, temos uma sugestão — painéis de macramé.

No Seixal há um negócio que agora começou a fazer este produto, mas que existe desde o início do ano. Tudo começou quando Maria Helena, 64 anos, se reformou e percebeu que precisava de outra ocupação, até porque nunca soube estar parada. “Sou uma pessoa muito ativa, faço muito exercício físico, como ioga ou caminhadas a pé, mas era pouco. Tinha de arranjar outra coisa qualquer para passar o tempo”, começa por explicar à New in Seixal.

A paixão pelo macramé começou, no entanto, quando tinha 25 anos e apareceu em algumas revistas das tendências das costura. A par desta técnica fazia muitos trabalhos em crochet, mas sempre como passatempo e não como um projeto comercial. Depois de se reformar, percebeu que o macramé era uma nova tendência e que podia aproveitar o momento para criar o seu próprio projeto. Começou por fazer alguns trabalhos em casa, até que em janeiro decidiu apostar a sério, com a criação da Macralé Nature nas redes sociais.

Um dos painéis.

“Primeiro vou procurar informação na Internet, porque há pequenos cursos que se fazem na internet. De seguida, vejo quais são os nós mais fáceis. Vou estudando e vou vendo, para depois começar a fazer. Pego numa peça e é o que me vem à cabeça”, explica a responsável.

O conceito aqui é claro: arte em algodão feita com amor e dedicação. Os painéis de macramé são feitos de diferentes maneiras, mas os preços começam nos 20€ por unidade. Se for um produto maior há a possibilidade de ser mais caro, apesar de não ultrapassar os 80€. As entregas são feitas em todo o País, através dos CTT.

Para os futuros casais, a seixalense começou a fazer painéis de macramé específicos para casamentos. O preço é sob consulta, mas deve encomendar com o máximo de antecedência possível. O resultado vai ser bem giro (e uma prenda original). 

“Apenas faço aquilo que as pessoas me pedem para fazer, porque já me conhecem normalmente. Elas vêem o que está na minha página e eu faço.” Os planos para os próximos meses incluem a realização de workshops de macramé para miúdos no espaço da Casa Samyama, na Amora.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA