compras

Esta influencer do Seixal ensina as mulheres a vestirem-se bem — sem gastar muito dinheiro

Vani Paulo é apaixonada por moda e Marketing Digital. Neste projeto, juntou as duas áreas para fazer a diferença na vida das suas seguidoras.
Estilo, como pode ver, não lhe falta.

“Não tenho roupa” ou “já procurei no armário todo e não encontro nada que goste ou combine”. Estes são só dois exemplos de frases que qualquer mulher diz quando se depara com a difícil tarefa de escolher a roupa que vai vestir seja para ir trabalhar, sair com os amigos ou outra ocasião.

Pois é, nesses momentos, o desespero pode tornar-se bem real e em casos extremos a carteira vai ser a mais afetada. Para que isso não aconteça, existem pessoas, que são especialistas em ensinar a vestir bem com o que já se tem em casa ou, se assim for necessário, gastando pouco dinheiro.

Muitas delas podemos encontrar de scroll em scroll nas redes sociais. Foi exatamente assim que a New in Seixal descobriu Vani Paulo, uma jovem de 29 anos residente no concelho do Seixal, mais propriamente na freguesia da Amora. É natural da Moita, mas mudou-se depois de se ter juntado e casado com o seu marido. É, aliás, com ele — já que é o cameraman — que tem vivido esta aventura de ajudar pessoas através de dicas de moda com base em roupas mais acessíveis.

A página, embora agora tenha um ar mais profissional, era a sua pessoal. Porém, rapidamente (e de forma muito natural) começou a crescer. As pessoas, sobretudo mulheres, passaram a interessar-se pelo conteúdo que Vani Paulo começou a publicar ainda durante a pandemia. “Nessa altura partilhava as minhas refeições e as pessoas gostavam. Também postava todos os dias o outfit do dia e depois comecei a interessar-me pela área dos vídeos e passei a fazer alguns”, explicou.

No entanto, antes disso, já tinham acontecido pequenos episódios que viriam a despertar a página para aquilo que ela é hoje. É que na altura do casamento desta influencer, a página foi inundada de stories com Vani a fazer exercício. E, desde aí, as pessoas já olhavam para esta seixalense com outros olhos: os de alguém que as influencia. Depois, a partir daí foi um processo super natural.

“Lembro-me que quando estávamos em isolamento, as pessoas perguntavam-me: ‘então, porque é que te arranjas se estás em casa? Vais para onde?’. E , de facto, não era necessário ir a algum lado. É uma questão de autocuidado. Arranjo-me todos os dias, sinto-me mais produtiva para trabalhar e comecei a falar um pouco disso também, da parte da autoestima”, sublinha.

Foi em agosto de 2021, precisamente quando Vani Paulo se encontrava de férias, que o seu hobby começou a ficar mais sério. Com os vídeos, as pessoas estavam a aderir cada vez mais e esta seixalense, que é formada em Marketing e Comunicação, decidiu continuar. É que apesar de não estar a 100 por cento dedicada à página, sabia que podia explorar uma área em que se sentia confortável e para a qual se formou e licenciou. Portanto, a paixão já lá estava.

A esta vontade foi só preciso juntar outra área que sempre gostou: a moda. “Sempre gostei de moda, mas antigamente juntava um pouco de tudo e já estava”, disse à NiS em tom de brincadeira. “Mas a partir dos 25 anos comecei a interessar-me mais pelo estilo elegante e a fazer as minhas escolhas nesse sentido. Passei a ter outro cuidado, por exemplo, a escolher peças de qualidade, verificar etiquetas de composição, um pouco por aí”, revela.

Por essa altura, as amigas desta influenciadora seixalense começaram a perguntar-lhe a sua opinião sobre determinadas peças de roupa ou até mesmo de looks. O mesmo passou a acontecer através das mensagens privadas do Instagram. Até agora, Vani responde, mas também se antecipa e cria pequenos vídeos com dicas úteis (e fundamentais) para as mulheres que se querem sentir mais bonitas e cuidadas a preços baixos.

“A minha página basicamente mostra às pessoas que se podem vestir bem, ou seja, de maneira chique. As pessoas têm aquela ideia de que só se podem vestir bem com coisas caras, mas nós podemos realmente estar apresentáveis com peças acessíveis. É uma questão de sabermos escolher, verificar a qualidade da peça e aproveitarmos bons preços”, diz.

Para dar uma ajuda, por exemplo, quando Vani Paulo vai a uma loja de uma marca de fast fashion faz questão de fazer stories a mostrar as etiquetas e os preços. E vai dando assim algumas sugestões que acabam por dar jeito a muitas das suas seguidoras. Tirando isso, é o que se vê: nos vídeos, que são super descontraídos, podemos ver Vani Paulo em umas boas dezenas de looks giros, sofisticados e que muito provavelmente vão dar vontade de imitar.

“Tudo isto é muito natural e com roupas que tenho em casa. Já reproduzi um look da rainha Letícia, outros que vejo no Pinterest, e faço sempre isso com peças minhas e que já tenho comigo. Muitas das vezes queremos acreditar que não, mas de uma única peça podemos fazer muitas coisas. Por exemplo, um vestido preto dá para mil e uma ocasiões como um contexto de trabalho, dia a dia ou uma saída à noite”, esclareceu a influenciadora seixalense.

Na sua página do Instagram, publica duas a três vezes por semana. É quase uma espécie de ritual que já tem na sua rotina e que daqui para a frente só tem ideias de intensificar. “Estou já a comprometer-me mais com a minha página. Quero abordar também a minha área de estudo, que é o Marketing Digital e continuar a conciliar com outra área que adoro: a moda”, continua.

Quanto ao facto de se poder já considerar uma influencer, Vani Paulo mostra-se satisfeita com o reconhecimento. “Querendo ou não, são pequenas coisas que achamos que não fazem a diferença, mas a pessoa está ali, pode não reagir, mas estamos a fazer a diferença na vida dela. E, para mim, desde que façamos a diferença na vida de uma só pessoa, já vale a pena”, rematou.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA