compras

Era tudo o que as mulheres queriam ouvir: afinal, a celulite tem solução

Ana Mendes, responsável pelo espaço da Unic Clinic no Seixal, revela todos os segredos neste novo artigo de opinião para a NiS.
Saiba tudo.

Quando falamos na saúde e beleza da mulher quase nunca escapa o problema da celulite. É que este aparecimento de ondulações na pele, conhecidas como efeito casca de laranja, é uma condição transversal a muitas pessoas, sobretudo entre as mulheres.

A lipodistrofia ginoíde (LDG) vulgarmente chamada celulite, pode ser definida como uma patologia multifatorial, como a degeneração do tecido adiposo. Este é um problema que pode comprometer a autoestima das mulheres e, na realidade, a celulite não afeta apenas mulheres com excesso de peso, mas também as pessoas magras.

Existem muitos fatores que contribuem para o agravamento de cada grau da celulite. Entre eles estão as alterações hormonais, estar sentada na mesma posição, má alimentação, influências genéticas, álcool, tabaco, contracetivos ou medicação que causa retenção de líquidos, cortisona, vida sedentária, problemas renais, entre outros. Todos estes fatores levam ao sofrimento do sistema microcirculatório e linfático.

Sabia que a celulite é considerada uma inflamação?

Sim, é exatamente isso que leu. A celulite corresponde a uma inflamação subdividida em três graus de intensidade. Estas subdivisões vão ser influenciadas na profundidade da distrofia dos adipócitos assim como pela firmeza ou flacidez da pele.

No contexto da beleza, a utilização de técnicas que beneficiam a revitalização da pele e outras estruturas do corpo estão cada vez mais em evidência, considerando que o padrão de beleza instituído pela sociedade tem provocado uma correria desenfreada para alcançar um corpo perfeito e essa procura pela perfeição leva várias mulheres a preocupar-se cada vez mais cedo com a celulite.

Os principais procedimentos estéticos para eliminar a celulite

A drenagem linfática manual é um dos mais indicados procedimentos para reduzir a inflamação do tecido adiposo e aumentar a oxigenação sanguínea. A radiofrequência é utilizada para estimular a produção de colágeno da pele, o que diminui a aparência das celulites de grau um, dois e três. Já o ultrassom de alta frequência pode ajudar a reduzir a celulite mais fibrosa.

Como em todo o universo da saúde, o melhor a fazer para que fique a saber quais são as caraterísticas e o grau da sua celulite passa por procurar um profissional habilitado e que seja especialista na área em questão. Não se esqueça que a beleza acaba por ser um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é belo ou agradável. No fundo, a beleza expressa a saúde de dentro para fora.

De seguida, aproveite para ler o artigo desta cosmetologia sobre a relação da drenagem linfática com a saúde da mulher, bem como conheça toda a história do espaço da Unic Clinic, que está ao encargo de Ana Mendes, no Seixal.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA