compras

Belloisè. A nova marca portuguesa com malhas para mães, filhas e avós

As mulheres da família da fundadora, Beatriz, protagonizam a primeira campanha. “Todas se sentem diferentes com as peças.”
Foi lançada em 2024.

Beatriz Lopes viu todos os colegas do curso de gestão a escolher as grandes multinacionais para darem os passos seguintes. A jovem, porém, rapidamente percebeu que não se revia naquele mundo. Sobretudo por ter nascido e crescido no seio de uma família que sempre trabalhou no ramo têxtil.

Em conversa com a mãe, há mais de quatro décadas no mercado da moda, a jovem de 21 anos lançou-lhe um desafio. “Por que não fazermos algumas peças diferentes?”, recorda à NiT. “Já tínhamos vários clientes, mas sentia que podíamos trabalhar com diferentes tipos de malhas e tecidos para o mercado português.”

Decidida a explorar o mundo da moda, foi fazendo vários workshops até que criou a Belloisè. Lançada a 21 de fevereiro, a marca oferece “modelos intemporais para uma elegância sem esforço”, com coleções limitadas de produção 100 por cento nacional.

“Nos últimos anos, deparava-me com várias peças no mercado que, em termos de qualidade, não davam resposta ao que procurava, mas o preço era exorbitante”, acrescenta. “Fazia-me confusão e, perante esta necessidade, desafiei-me a trazer vestuário onde priorizamos a durabilidade.”

Para o nome, a jovem decidiu juntar o início dos seus primeiro e último nomes, mas com um twist. Há também uma referência ao italiano, através do termo “bello” e uma terminação (-oisé) com uma sonoridade francesa, duas referências para a jovem.

Todas as malhas são 100 por cento nacionais, feitas em algodão pelos trabalhadores da confeção familiar da fundadora, em Barcelos. Antes de chegar a essa etapa, Beatriz começou a procurar os melhores fornecedores ainda em 2022, encontrando negócios nacionais que oferecessem os tecidos que sempre idealizou.

Além destes bestsellers, a Belloisè oferece também casacos, calças clássicas ou mais casuais e saias, sempre com tons neutros, tecidos confortáveis e silhuetas que podem ser usadas em vários momentos do dia a dia. “É uma coleção simples, mas sentimo-nos bem quando a vestimos.”

Uma das principais missões da marca é ter propostas que podem ser usadas por várias faixas etárias, sejam avós, mães ou filhas, sem perder o lado moderno e elegante. A campanha de lançamento foi filmada com vários elementos da família de Beatriz precisamente para provar esta versatilidade.

“Quando convidei a minha avó para participar, disse-me logo que não queria. Achava que não era algo que conseguisse fazer”, recorda. “Mais tarde, quando vestiu as peças, notei um brilho no olhar. Foi quando percebi que queria que todas as clientes sentissem o que ela sentiu.”

Além de terem sido o rosto da campanha, a família é uma parte fundamental de todo o processo. Da perícia da mãe na parte do corte à modelagem, foram feitos vários testes antes de da produção. “Vou a todo o lado, escolho os tecidos e embalo as encomendas. Estou por dentro de tudo o que acontece na marca,” garante Beatriz.

E, embora seja uma “coleção muito simples”, como a própria descreve, têm cumprido a missão. “Temos mulheres de várias idades, mas todas se sentem diferentes com as peças”, diz. “Quisemos que as pessoas pegassem numa peça e que soubessem que é para a vida, que se sintam automaticamente melhor. Quando vestia, sentia sempre isso.”

No futuro, embora Beatriz admita explorar novos caminhos, pretende manter os tons neutros. “Se surgir um vermelho ou um rosa, talvez não se enquadre nas nossas coleções”, explica, acrescentando que não quer vender um estilo com o qual não se identifica.

Acabada de chegar ao mercado, a marca já está a pensar na próxima coleção, dedicada à estação quente, que vai contar com bodies, camisas fluidas e calças largas “com um design sempre simples e pouco extravagante”, mas “com alguns toques diferentes”.

A fundadora ainda não tem certeza sobre os próximos passos, mas acredita que poderá passar por pop-ups, mercados e até desfiles no norte do País até que o nome da Belloisè esteja gravado no mercado. E, um dia, quer que alguém que procure um básico, pense logo em dirigir-se à marca.

Todas as peças estão disponíveis no site da Belloisè, com preços que variam entre os 32,99€ e os 45,99€.

Carregue na galeria para conhecer algumas das propostas.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA