O mês de setembro está quase a terminar e certamente que já regressou ao trabalho, sendo que ainda devem faltar alguns meses até ter novamente uns dias de descanso. Com este regresso, que na maioria dos casos deve ser presencial (com o fim das restrições causadas pela pandemia) é preciso voltar à rotina.
Apesar de haver quem prefira ir almoçar fora quando vai ao escritório, há cada vez mais empresas que incentivam os empregados a trazerem almoço de casa. Se é uma destas pessoas, temos boas notícias que vão facilitar este processo.
A Deo Dot, um projeto seixalense criado por duas amigas, lançou um individual com porta talheres novos, que são a compra que vai querer fazer nas próximas semanas. “O nosso último lançamento foi o individual com porta talheres, muito a pensar no regresso ao trabalho presencial e regresso à escola”, explica-nos Raquel Fernandes, com 29 anos.
Em conjunto com Filipa Jóia, de 28 anos e técnica superior de anatomia patológica, decidiram criar este projeto em novembro do ano passado. As amigas trabalham em conjunto numa loja e tinham um gosto comum pela costura criativa, até porque sempre gostaram da ideia de poderem criar algo específico para cada pessoa.
Tanto Raquel como Filipa gostam de conjugar os looks diários com acessórios diferentes, que permitam uma maior personalização. Assim sendo, perceberam que ao criarem uma marca teria de ser com peças únicas— com o objetivo de colocá-las acessíveis a mais pessoas.
“Eu quis arrancar com a parte da costura criativa e depois convidei a Filipa para se juntar a mim, porque queria introduzir a bijuteria.” Desta forma, o projeto tem duas vertentes, mas sempre focado na personalização dos produtos pedidos pelos clientes.
“No início como era mais específico para a costura surgiu a parte do Dot (ponto). Depois associamos o nome da fundadora da marca e então surgiu a Deo Dot”. As responsáveis classificam a marca como empreendedora.

Por enquanto, pode encontrar peças de bijuteria, como anéis, pulseiras ou brincos, mas há muito mais para descobrir. A nível de costura pode comprar malas, bolsas, artigos para bebés ou porta-moedas — o céu é o limite, asseguram as amigas. Os preços variam entre os 3€ e os 30€.
Agora, para o regresso às aulas e ao trabalho, lançaram os individuais para usar ao almoço com uma pequena caixa para transportar os seus talheres. O objetivo com este lançamento é tornar até o momento mais normal do dia a dia numa altura especial para os clientes.
Pode encomendar a partir de qualquer ponto do País, sendo que as entregas são asseguradas pelos CTT. No concelho de Almada e Seixal as entregas são feitas à mão, com todo o cuidado para que o artigo chegue nas melhores condições.
“Tem funcionado bastante a publicidade de boca em boca. Muitas vezes vêm-nos procurar, porque alguém nos recomendou.” No início de 2022 vão fazer um rebranding do projeto, porque continuam a surgir produtos diferentes, como, por exemplo, velas para utilizar em casa.