compras

As carteiras envelope estão de volta — e vão dar nas vistas em qualquer festa

O formato compacto e organizado do modelo é um dos motivos da popularidade. A NiT reuniu algumas das opções à venda.
Também pode usá-las no dia a dia.

Durante os anos 20 do século passado, as mulheres frequentavam os clubes de jazz, dançavam o charleston e usavam vestidos curtos. A nova rotina levou à necessidade de acessórios mais compactos e práticos, que permitiam a liberdade de movimento sem obrigarem a que um ou dois pertences ficassem em casa.

O problema ficou resolvido graças à mulher que, por várias vezes, deu o primeiro passo no mundo da moda. Antes do lançamento da famosa 2.55 ou da Classic Flap Bag, Coco Chanel acompanhou esta emancipação com a introdução de um desenho plano e retangular, semelhante a um envelope de papel.

Desaparecidas desde o início dos anos 2010, as clutches envelope têm ressurgido nas ruas. Tom Ford é um dos principais instigadores desta tendência, acompanhado pelos modelos contrastantes de Ulla Johnson e pelas opções chiques e festivas de Peter Hawkings.

O formato é procurado por oferecer um espaço de armazenamento eficiente e que, quando fechado, fornece uma proteção adequada para os itens nele guardados. Ao contrário de tote bags ou bolsas de ombro, o desenho é bastante compacto e organizado para guardar o essencial, sobretudo em viajas rápidas.

Além disso, o design minimalista muitas vezes se adapta bem a uma variedade de estilos pessoais, tornando-o uma escolha atemporal para muitos. Ainda assim, são as favoritas para festas por terem uma aparência sofisticada e, muitas vezes, servirem como ponto focal do look.

As clutches envelope, especialmente as menores, podem ser favoráveis para pessoas mais altas, já que não adicionam volume extra ao visual. No entanto, pessoas de estatura mais baixa também podem usar desde que escolham tamanhos proporcionais ao corpo. Falamos de opções mais estreitas e finas.

Para pessoas com silhuetas retangulares ou ovais, uma clutch envelope pode ajudar a adicionar definição à cintura. Optar por uma peça com detalhes como dobras, texturas ou estampados também pode ajudar a criar a ilusão de curvas. Se tiver os ombros mais largos, também equilibra a figura.

Carregue na galeria para conhecer as sugestões da NiT de carteiras envelope de vários estilos, marcas e preços.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA