Quando a marca italiana Miu Miu apresentou a sua coleção de primavera-verão do ano passado, no final de 2021, não se falou de outra coisa no mundo inteiro. Entre as 50 propostas apresentadas pela insígnia de luxo, foi uma minissaia (microssaia será a descrição mais correta) que mais causou alvoroço nas redes sociais. Afinal, o modelo era pouco mais largo do que um cinto — e ninguém imaginou que pudesse ser usado no dia a dia.
Ainda assim, contra todas as expetativas, a aposta arriscada tornou-se um sucesso nos looks de street style. Entre as várias personalidades que se mostraram convencidas pelo design curto estão a influencer Chiara Ferragni e Nicole Kidman, que surgiu com o modelo controverso na capa da revista “Vanity Fair”, no verão passado.
Se é fã da minissaia chino, não tem sido difícil encontrar modelos semelhantes nas retalhistas. Depois da H&M lançar um modelo muito semelhante — a uma fração do preço, claro —, foi a vez de a Zara também tentar a sua sorte com modelos de tamanho reduzido. E não custam 780€, como o original da Miu Miu.
Apesar de não continuar a ser o desenho mais democrático, a peça da marca espanhola é bem menos polémica. A marca do grupo Inditex decidiu manter as pregas características, mas acrescentou uns bons centímetros à sua versão, tornou-a numa saia-calça com cintura assimétrica e vai gerar muito menos discussões.
Se dúvidas houvessem de que a proposta foi desenhada a pensar no sucesso, o Instagram está repleto de influencers e it girls que não resistiram à saia estilo colegial em tom camel. São aliadas a camisas com um fit relaxado ou a blusas mais fluídas, juntamente com uns mocassins, ou umas botas pelo joelho e o look está completo.
O modelo que está à venda no site da Zara custa 22,95€ e ainda está disponível entre os tamanhos XS e XXL. Além da opção camel, tem uma alternativa em preto.
Carregue na galeria para ver uma seleção de cintos originais que estão neste momento à venda nas lojas portuguesas. Pode contar com algum brilho, várias texturas e muita tridimensionalidade, mas o aborrecimento fica de fora da equação.