compras

A Novelo de Mimos tem os tops em crochê que vai querer usar este verão

Todos os produtos são artesanais para que os clientes sintam que tenham peças únicas. Conheça a coleção.
A novidade.

Há quem tenha aproveitado os confinamentos para começar uma nova série,  praticar exercício físico ou até ser criativo na cozinha. No entanto, estes períodos servem também para começar novos projetos que estavam na gaveta há vários anos.

Em março, em pleno confinamento, Carla Gomes, com 53 anos, e Carolina Vicente, com 21 anos, aventuravam-se no mundo dos artigos artesanais pela primeira vez.

“O negócio surgiu casualmente para reutilizar tecidos como, por exemplo, a ganga das calças que já não se vestiam e como gosto de costura juntou-se o útil ao agradável.”, conta-nos Carla Gomes, técnica de contabilidade. 

O universo da costura sempre fez parte da vida da seixalense, que aprendeu sozinha, mas influenciada pela família. “Comecei a tomar atenção à costura porque a minha avó tinha uma máquina e mais tarde, aos meus 15 anos, tive a minha própria onde ia fazendo algumas coisas.”

A vida profissional acabou por levá-la noutro caminho e a costura continuou a fazer parte do seu dia-dia, ainda que apenas como um hobby. Por causa do teletrabalho e da pandemia, percebeu que poderia ser uma área a explorar.

Em conjunto com a sobrinha, Carolina Vicente, juntaram o melhor de dois mundos e criaram a Novelo de Mimos. O nome foi proposto por um amiga que quis juntar os dois aspetos principais do projeto: o novelos, do crochet e do tricot, e o mimos, que diz respeito à ideia de oferecer um presente a alguém especial.

Cada uma das responsáveis contribuiu com a sua especialidade. A tia de Carolina faz as peças artesanais, enquanto a sobrinha trata da gestão das redes sociais.

“O convite surgiu pelo facto da minha tia não gostar muito das redes sociais, mas queria começar a expor e como estou a estudar marketing, era uma forma de começar a experimentar e perceber como que é o Instagram e o Facebook funcionam a nível profissional”, explica a jovem. 

Os produtos são todos únicos

Na Novelo de Mimos pode encontrar um pouco de tudo. Desde malas, a bolsas, capas de livros e até porta-chaves. Os preços variam entre os 4€ e os 13€ — e as peças são totalmente personalizáveis, ou seja, pode personalizar para que seja exatamente aquilo que idealizou. “Todos os artigos são feitos à mão porque gostei sempre  de artesanato e acredito que tem outro valor sentimental.”

Para encomendar tem que selecionar as suas peças favoritas, que estão visíveis no feed de Instagram, mandar mensagem privada e escolher o método de pagamento. De seguida, basta enviar o comprovativo de pagamento e indicar o nome e morada para a encomenda. Os envios são assegurados pelos CTT para todo o País.

As quarentenas foram os períodos com maior criatividade para as duas, até porque foi possível experimentar coisas novas. Quase um ano depois do início deste projeto, esta dupla quis apostar na renovação durante o segundo confinamento e apagou todo o conteúdo das redes sociais. “Senti que faltava alguma personalidade.”

Não havia nenhuma apresentação de Carla, nomeadamente quais eram os seus objetivos. Por isso, as responsáveis quiseram que houvesse uma maior ligação de empatia com quem encontrava a marca.

Agora, para os dias mais quentes, a responsável criou tops em croché. Este modelo está disponível desde o passado domingo, 18 de julho, e promete ser um sucesso entre as clientes, uma vez que são produtos feitos à mão e que não existem nas grandes lojas. “O feedback tem sido muito carinhoso.”

Um dos produtos.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA