compras
ROCKWATTLET'S ROCK

compras

16 pares de botas de várias marcas para caminhar com estilo nos próximos meses

Vários modelos destacaram-se na Semana da Moda de Paris. Muitos inspiraram-se em décadas passadas.

É de conhecimento geral que a moda é cíclica e tudo o que foi tendência anteriormente acabará por regressar aos nossos armários. Desde vestidos a calças, esta regra estende-se a todas as peças de roupa. Na Semana da Moda de Paris, que decorreu entre 29 de setembro e 7 de outubro, o destaque das marcas foi para pares de botas — e resgataram estéticas típicas de décadas passadas.

Nicolas Di Felice, por exemplo, apresentou uma coleção protagonizada pelas botas de sola plana com pequenos adornos e detalhes dos anos 60. Já a Totem inspirou-se nos 70’s com botas justas.

Os diferentes modelos foram apresentados em tons brilhantes, desde o laranja ao amarelo, com outras propostas em lilás e verde. Já o salto quadrado ajudou a acrescentar uns centímetros às modelos — e fará o mesmo com todas as outras mulheres.

O cano alto também não foi esquecido. Foi com esta tendência que Stella McCartney levou a Semana da Moda de Paris numa viagem no tempo, até à década de 80. Inicialmente, este modelo era apenas calçado utilitário, mas acabou por se tornar símbolo da modernidade e sensualidade naquela altura.

Designers como André Courrèges e Yves Saint Laurent tiveram um papel importante na popularização desta estética nas passarelas. Desde então, inúmeras casas de moda têm recriado e reinterpretado este tipo de calçado. Marcas de luxo como Chanel, Dior, Gucci, Prada ou Balenciaga apresentam frequentemente versões de botas de cano alto nas suas coleções, variando entre estilos clássicos em couro liso e propostas mais arrojadas em vinil, camurça ou materiais sintéticos.

O throwback que foi o evento de moda parisiense não se ficou por aqui. As botas de bico quadrado que foram uma loucura nos anos 90 também provaram estar de volta, graças ao desfile da Mugler, e as texanas regressaram mais uma vez às passarelas, no desfile da Acne Studios.

Também marcas mais acessíveis, como a Zara, Mango ou H&M, têm ajudado a democratizar o acesso a estas peças, tornando-as em elementos recorrentes em cada temporada de outono-inverno. Em 2025, estas tendências já marcam presença nas lojas, mas há um problema: vai ter dificuldade em escolher apenas um par. 

Para facilitar essa tarefa, a NiT juntou algumas das melhores propostas de diferentes marcas. Carregue na galeria para as conhecer.

ARTIGOS RECOMENDADOS