comida

Votação NiS: Qual é o melhor restaurante para comer frango assado no Seixal?

A New in Seixal preparou uma lista com os espaços mais conhecidos do concelho. Agora, a decisão final é sua.
É só escolher.

O nome não é consensual, tal como o picante. É conhecido como frango assado, frango no churrasco ou frango na brasa. O que é certo é que a par do cozido à portuguesa, as mil formas de cozinhar o bacalhau, ou a carne de porco à portuguesa, o frango assado é facilmente ligado a Portugal.

Tudo começou na Era dos Descobrimentos, quando os portugueses estabeleceram colónia em Moçambique e descobriram várias especiarias, incluindo um molho picante, conhecido como piripiri ou peri-peri, dependendo da localização. Algum tempo depois, começou a ser utilizado em vários pratos portugueses, como o frango.

Ainda assim, há outra versão desta receita. A história do frango assado com piripiri começou na África do Sul. Um português que viajava até este país africano experimentou este prato num dos restaurantes mais conhecidos do mundo: Nando´s, que abriu o seu primeiro espaço na África do Sul. Apesar de não haver a certeza de como começou este prato, é, sem dúvida, uma marca de identidade portuguesa.

Como seria de esperar, há também muitos locais que vendem (com sucesso) frango assado no Seixal. A New in Seixal quer tentar perceber qual é o espaço favorito dos seixalenses. Pode escolher entre 10 dos spots mais conhecidos do concelho, incluindo espaços do Seixal, Amora, Arrentela e Aldeia de Paio Pires. A votação começa este sábado, 15 de maio, e decorre até ao próximo dia 21 de maio. O vencedor e os resultados vão ser conhecidos nessa altura. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA