comida

Vinho do Alentejo, queijo de Azeitão e pão artesanal: a Home Gourmet tem novidades

A recente marca seixalense já é uma referência na venda de produtos artesanais. Agora, reforçou (em grande) a oferta.
Há propostas de vinhos para "dar" e vender.

“Também têm vinhos?”, “E vinhos do Alentejo?, “E queijos, têm?”: as perguntas surgiam de todo o lado ao longo dos últimos três meses. Se bem se recorda, a Home Gourmet foi uma das marcas inauguradas no concelho no final do ano passado e pelos vistos não demorou para que crescesse e, de facto, começasse a estar nas bocas — literalmente — dos seixalenses. Acontece que foram mesmo os clientes que pediram por mais e esta marca seixalense assim o fez.

Inicialmente, quando a New in Seixal falou com Mónica Pereira, uma das responsáveis pela Home Gourmet, o conceito do projeto estava muito direcionado para artigos relacionados com o mar como, por exemplo, as conservas. Só assim esporadicamente, sobretudo para compor os cabazes, é que lá aparecia um ou outro produto fora do universo do mar, como os doces, os licores, os azeites e os vinhos.

Só que os clientes deste negócio inovador de origem seixalense queriam bem mais do que isso. “Decidimos abranger outros produtos que não estejam relacionados com o mar, porque houve essa necessidade. Tinha perguntas de clientes sobre quando é que introduzíamos isto e aquilo e achámos que fazia sentido adicionar outros produtos”, explicou em conversa com a New in Seixal, Mónica Pereira.

E assim começou a procura por novos produtos pela dupla fundadora da Home Gourmet, Mónica Pereira e a sua mãe Maria Manuela Pereira. “Quisemos ir buscar produtos tradicionais de várias zonas. Ou seja, tentámos encontrar um produto caraterístico de uma determinada região e trazê-lo para a Home Gourmet”, esclareceu Mónica.

Os vinhos são um desses casos. Recentemente, o negócio seixalense fez uma parceria com vinhos do Alentejo, nomeadamente da zona da Vidigueira. Estas recém-chegadas propostas de vinhos são todas, sem exceção, DOC. Daqui para a frente, no que toca a este favorito da mesa portuguesa, a ideia da Home Gourmet passa por ir buscar mais sugestões de vinhos às regiões de onde são típicas, alargando ainda mais a oferta aos vinhos, por exemplo, do Douro e do Dão.

Já que falamos em zonas mais a norte de Portugal, é exatamente dessa região que chegam os bombons artesanais que estão à venda na Home Gourmet. Também a cidade de Aveiro está representada neste projeto seixalense através dos deliciosos ovos moles e das raivas de Aveiro. Já de mais perto chegam os queijos e os esses de Azeitão, duas iguarias caraterísticas destas áreas da margem sul do rio Tejo.

Um dos destaques.

Quanto ao pão artesanal, tem sido um dos pedidos mais frequentes feitos pelos clientes. Isso explica o facto de Mónica Pereira ter dito à NiS que este era “um pão muito especial”. E apontou duas razões. A primeira, pela simples razão de ser fruto de uma parceria desejada com pessoas também elas especiais. Já a outra — e possivelmente mais importante — devido ao facto de este ser um pão natural, que não leva fermento. Todo este alimento resulta de farinhas de várias zonas e a confeção é feita totalmente à mão e até num moinho.

“Este processo de fazer pão leva muito mais dias do que aqueles que é suposto ou aqueles que são normais hoje em dia. Isso acontece exatamente porque é tudo feito de uma forma muito natural”, fez questão de salientar Mónica, acrescentando que além de serem deliciosos, pode comer (e repetir) as vezes que quiser, porque a verdade é que é uma versão do mais saudável que pode haver.

Todos estes produtos, assim como os que já estavam disponíveis, podem ser vendidos individualmente, sendo que não há a obrigatoriedade de comprar um cabaz ou um pack inteiro para poder ter acesso a estes alimentos. Contudo, vai vê-los com certeza presentes em alguns cabazes, que também se tornaram tão típicos desta marca seixalense. Alguns deles, aliás, já marcam a sua presença nas sugestões da Home Gourmet para celebrar este Dia dos Namorados.

“Para celebrar este dia tentámos criar uma coisa que fosse mais específica para elas e outra mais específica para eles. Para as senhoras foi assim uma proposta mais doce. Fizemos uns cabazes que levam uma compota, os esses de Azeitão, uma garrafa de vinho rosé, que é mais adequado ao target feminino.

Para os homens, não é um cabaz tão mimoso, e é composto por uma garrafa de vinho com o queijo. “A ideia era até inicialmente ter uma proposta que fosse fácil de levar para um piquenique ao ar livre e onde se pudesse levar o queijo e degustar um vinho.”

Não perca mais tempo e carregue na galeria para conhecer todas as novidades da Home Gourmet.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA