Quando pensamos no conceito de fine dining é impossível não fazermos a associação com a gastronomia italiana e francesa. Afinal, outros estilos de cozinha, como a portuguesa, têm ligação direta à comida de tacho, confecionada em grande quantidade e com muito sabor. Felizmente, existem pessoas que gostam de trabalhar a essência da tradição e retirar o que há de melhor nela, sem modificar demasiado o prato.
De 23 a 28 de outubro, o restaurante 100 Peneiras, conhecido pela sua cozinha que valoriza os sabores e produtos locais e uma referência em inovação culinária, mantendo sempre um profundo respeito pela herança gastronómica nacional, será palco da sexta edição do aguardado Festival de Açordas, Migas e Vinho, que promete celebrar o melhor da gastronomia do nosso País, com um toque de modernidade.
Durante seis dias, os visitantes poderão aproveitar um menu temático exclusivo, concebido para homenagear a rica tradição das migas e açordas, dois pratos icónicos da culinária portuguesa, reinterpretados através de ingredientes frescos e representativos da região de Setúbal. Entre as opções do menu, destacam-se pratos mais criativos como as migas de azeitona com queijo de Azeitão e mel de rosmaninho, açorda de amêijoas, migas de tomate coração de boi com burrata de Azeitão ou as migas doces de laranja com gomos em calda ou, claro, as tradicionais migas alentejanas com carne de porco e enchidos, migas de bacalhau, açorda alentejana ou a açorda de camarão e sapateira, entre outras opções.
A chef responsável pelo menu, Dina Oliveira, é a porta-voz da iniciativa e promete surpreender os paladares com pratos que integram sabores tradicionais e contemporâneos, recorrendo a ingredientes locais como peixes e mariscos frescos, queijo de Azeitão, carnes de porco ibérico e enchidos. Além disso, o evento contará com um ambiente acolhedor e uma apresentação de pratos digna de uma experiência gastronómica memorável.
“Este festival é uma verdadeira viagem pela gastronomia portuguesa, onde queremos mostrar que as migas e açordas, pratos que fazem parte da nossa alma culinária, podem ser recriados de forma contemporânea, sem perder a sua essência. Trabalhar com produtos frescos e locais, como o queijo de Azeitão, o peixe da nossa costa e o porco ibérico, é uma forma de homenagear não só os ingredientes, mas também a nossa terra e a sua riqueza gastronómica” afirma à New in Seixal.
E acrescenta: “Queremos que os nossos clientes se sintam ligados às nossas raízes, mas também que sejam desafiados a experimentar novas combinações e texturas. Este festival é uma oportunidade única para quem ama a nossa gastronomia e está aberto a descobrir novas formas de a saborear”.
Além disso, no dia 24 de outubro, quinta-feira, poderá participar no jantar temático “Migas e Açordas com os Anjos”, que contará com cinco momentos gastronómicos cuidadosamente elaborados em harmonizações vínicas proporcionadas pela Carmim, que trazem os vinhos dos irmãos Rosado, Venha o Diabo e Escolha.
Conhecidos pela icónica banda Anjos, os irmãos são também empreendedores no mundo vínico e este jantar será uma oportunidade ímpar onde irão explorar a combinação perfeita de sabores e vinhos de projetos feitos com muita paixão. Para fazer a sua reserva ou para esclarecer algumas dúvidas sobre este evento gastronómico, basta ligar para o número 218 244 321.