Tudo começou numa viagem familiar ao México. O país que é um destino de férias para muitos portugueses, mesmo com a pandemia, é também um local de inspiração para Luís e Dina Oliveira, os responsáveis do 100 Peneiras e Acqua Seixal — e que se preparam para abrir mais um espaço no centro do Seixal.
“Invés de passarmos as férias nos resorts, saímos mesmo para o meio da população. A Dina e eu temos sempre muita curiosidade em ver os hábitos locais e provar a gastronomia local”, conta à New in Seixal Luís Oliveira.
Como trabalham na área do turismo e da restauração, todas as férias envolvem experiências gastronómicas. Embora já tivessem ido ao México em 2007, foi apenas na viagem que realizaram dez anos depois que se apaixonaram por completo pela comida mexicana. Dina Oliveira, a conhecida chef seixalense, aproveitou essa viagem para aprender mais sobre cozinha mexicana e fez alguns workshops de gastronomia, com chefs daquele país. A ideia de ter um restaurante mexicano começou a marinar na cabeça do casal seixalense logo no final dessas férias.
“Além disso, andávamos sempre à procura de bons restaurantes mexicanos, mas as soluções levavam-nos sempre para Lisboa e julgamos que havia aqui um espaço na Margem Sul para ter um conceito de cozinha mexicana.”
No entanto, não quiserem logo apostar neste conceito, até porque estavam prestes a abrir o 100 Peneiras e mais tarde o Acqua Seixal. “Quando lançamos os nosso projetos temos sempre cuidado de os consolidar antes de dar novos passos.” Os responsáveis queriam também ter um local que fosse próximo dos outros espaços, quer por questões de logística de gestão de negócios como de localização para os clientes.
Um conceito único
Em 2020, apareceu o local ideal e perceberam que seria o momento para avançar com o novo conceito. Com o dinamismo que o Seixal está a ter (e atrair cada vez mais os turistas), faz com que possam aparecer novos projetos inovadores. “Se há uns anos as pessoas procuravam espaços muito específicos, agora vêm ao Seixal para ver o que é que há de novo.”

A pandemia tem atrasado o projeto, especialmente na parte dos chefs. Dina Oliveira tem uma colega que está a gerir um projeto de estágios na Europa de chefs mexicanos — e estabeleceram um protocolo para ter cozinheiros mexicanos a trabalhar no novo espaço. O problema é que ainda estão à espera que o estágio de um desses chefs seja aprovado para poderem entrar em Portugal.
Ainda assim, o restaurante vai avançar já este mês, com a data de abertura prevista para 27 de julho. “A Dina vai, entretanto, duas semanas ao México para estagiar em restaurantes de referência.”
Com toda a experiência que irá adquirir e também com o chef que esperam trazer assim que possível, o Los Amigos vai ser o novo spot deverá mesmo ser um sucesso na cidade.
Do Seixal ao México em cinco minutos
À imagem do que acontece nos outros dois espaços, o restaurante vai seguir o conceito de familiaridade, onde se promovem as histórias à mesa com amigos. Além disso, toda a parte da decoração foi responsabilidade de Gonçalo Mar, um dos artistas seixalenses mais importantes, e que tratou da obra do Ti João na fachada exterior do Acqua Seixal.
“Queremos que uma pessoa quando entre no Los Amigos se sinta num ambiente que o transporta para o México.” O objetivo é proporcionar na Margem Sul uma experiência gastronómica vinda diretamente da América Latina.

A escolha do nome deste novo restaurante serve para desconstruir a ideia de que no México existe muita violência. “Quem conhece bem o México sabe que eles são muito hospitaleiros. O cidadão comum não tem nada a ver com a máfia ou algo do género. Quando estivemos lá sentimos sempre que eram Los Amigos.”
O conceito vai ser o mais inovador destes responsáveis, mas terá tudo para correr bem. Desde que se começou a falar e esteve visível na parede exterior que ia abrir mais um espaço no Núcleo Urbano Antigo do Seixal, que já houve vários clientes a pedirem para reservar mesa no Los Amigos.
Neste novo spot vai haver, como não poderia deixar de ser, tacos (alguns mais tradicionais ou outros mais criativos), enchiladas, tostadas, nachos ou até burritos. “Vamos ter alguns pratos mais elaborados de gastronomia mexicana.”
A carta de bebidas vai ter, por exemplo, as margaritas e os diferentes cocktails feitos com tequila. Pretendem também servir uma tábua de degustação de tequila — e até já fizeram formação de equipa para preparem a experiência.
